São Paulo

Frente fria traz alerta de fortes temporais e queda nas temperaturas em todo o Estado de São Paulo


Uma frente fria está se aproximando do Estado de São Paulo, e a Defesa Civil emitiu um alerta para a ocorrência de fortes temporais em todas as regiões, a partir do final da tarde desta terça-feira, 24. A previsão é de que as chuvas intensas se estendam até sexta-feira, 27, trazendo consigo uma queda nas temperaturas, especialmente nos municípios da faixa leste. Além disso, há possibilidade de chuvas acompanhadas de raios, granizo e rajadas de vento de até 70km/h.

A Capital, a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira e Itapeva devem ter acumulados de até 50mm de chuva. Já nas regiões de Campinas e Sorocaba, os acumulados podem alcançar os 70mm. Nas regiões de Araraquara, Bauru, Presidente Prudente, Marília, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, a previsão é de acumulados de 80mm ao longo das 72 horas do alerta, caracterizando uma chuva moderada.

Frente fria traz alerta de fortes temporais e queda nas temperaturas em todo o Estado de São Paulo
Defesa Civil em prontidão e orienta a população sobre os riscos e cuidados necessários(Rovena Rosa – Agência Brasil)

No entanto, os municípios da faixa leste demandam atenção especial, especialmente o Litoral Paulista, devido ao maior número de áreas de risco nessas localidades.

A maior concentração de chuva é esperada no interior do estado. Nas regiões de Araçatuba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, os acumulados podem chegar a 100mm, caracterizando chuva forte. Em todas as regiões, é esperada a presença de rajadas de vento de até 70 km/h, além de raios e granizo.

Siga nosso canal no Whatsapp

A Defesa Civil orienta os moradores das regiões afetadas a permanecerem atentos às recomendações. É fundamental evitar áreas alagadas ou com enxurradas, pois uma lâmina de água de apenas 15cm pode arrastar uma pessoa, enquanto 30cm podem levar um automóvel. Ao ouvir um trovão, é importante buscar um local coberto e evitar ficar embaixo de árvores.

Aqueles que residem em áreas de encosta devem observar os sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, inclinação de postes e árvores, bem como o escorrimento de água lamacenta pelo mor.

5 1 vote
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios