Capital

Purple Day: São Paulo recebe caminhada pela conscientização da epilepsia

Centenas de pessoas participaram de uma caminhada na Avenida Paulista, em São Paulo, para lembrar o Dia Mundial da Conscientização de Epilepsia, conhecido como Purple Day. O evento foi criado por uma criança canadense em 2008, com o objetivo de chamar a atenção para a doença e mostrar solidariedade às pessoas que vivem com epilepsia e muitas vezes se sentem isoladas.

A presidente da Associação Brasileira de Epilepsia (Abe), Maria Alice Susemihl, em entrevista à Agência Brasil, destacou que a epilepsia é uma doença neurológica grave e que cerca de 4 milhões de brasileiros são afetados por ela. No entanto, muitas pessoas temem o diagnóstico e não procuram tratamento, o que pode levar a um atraso na identificação da doença e em oportunidades de vida e estudo perdidas.

A Abe está trabalhando para criar uma política pública direcionada especificamente para a inclusão das pessoas com epilepsia, que muitas vezes são excluídas do mercado de trabalho, da vida social e das brincadeiras nas escolas. A presidente da Abe afirma que a epilepsia é parcial ou completamente controlável com medicamentos em cerca de 70% dos casos, e que a rede básica de saúde poderia tratar muitas dessas pessoas, desde que houvesse médicos preparados e um levantamento das pessoas com epilepsia nas comunidades.

Purple Day: São Paulo recebe caminhada pela conscientização da epilepsia
(Foto: Elaine Patricia Cruz/Agência Brasil)

A epilepsia não é contagiosa, e em caso de presenciar uma pessoa tendo uma crise epiléptica, é importante colocá-la deitada de costas com a barriga para cima, em um lugar confortável e seguro, com a cabeça protegida e de lado, com a cabeça elevada e sem tentar segurar seus braços ou pernas. É importante permanecer ao lado da pessoa até que ela recupere a consciência e, caso a crise convulsiva dure mais de cinco minutos sem sinais de melhora, pedir ajuda médica.

Siga nosso canal no Whatsapp

0 0 votes
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios