Capital

Desempregados podem solicitar transporte gratuito na Capital

Quase 25 mil pessoas solicitaram benefício no ano passado

Passageiros que estão sem emprego podem solicitar a Credencial para Trabalhadores Desempregados, que dá direito a viagens gratuitas no sistema metropolitano de São Paulo, incluindo Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e Metrô.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o objetivo é permitir que os cidadãos continuem procurando emprego e mantendo suas obrigações diárias sem a preocupação dos custos associados ao transporte.

Passageiros caminham dentro do Metrô de São Paulo (Gov. do Estado de SP)

Quem estiver desempregado há, no mínimo, 30 dias ou, no máximo, 180 dias, pode requisitar a credencial no sistema de trilhos, que oferece acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô. As credenciais têm validade de 90 dias não renováveis. Para acessar o transporte, os passageiros deverão apresentar a credencial e a carteira de trabalho nas catracas para os funcionários.

O usuário interessado deverá comparecer ao posto de emissão da credencial na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h, portando registro geral (ou outro documento oficial com foto), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e carteira de trabalho (física ou digital), constando a baixa no último emprego e rescisão do último contrato de trabalho.

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Em 2023, foram 24.446 pessoas beneficiadas, um aumento de 9% em comparação com o ano anterior, quando foram emitidas 22.376 credenciais. Os canais de informações para usuários são o telefone 0800 055 0121 e os sites www.cptm.sp.gov.br e www.metro.sp.gov.br.

Ônibus intermunicipais

Para os ônibus intermunicipais, o usuário que reside ou trabalhou no último registro na região do ABC Paulista tem direito ao benefício. Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD.

Nesta modalidade de transporte, o solicitante deve estar há mais de dois meses e há menos de seis meses desempregado (60 a 180 dias). A carteira tem validade de 28 dias corridos e deve ser solicitada pelo telefone 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos,  posteriormente serão necessários carteira profissional física e original (se o último registro constar na carteira online digital, é necessário apresentar o contrato de trabalho impresso com data de admissão e demissão juntamente com a carteira física); comprovante de residência em nome do solicitante; carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH), e a rescisão de contrato com a homologação (original assinado e carimbado).

A EMTU emitiu 142 credenciais para desempregados no ano passado. Já em 2022, foram emitidas 159 carteiras.

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