Frente fria e massa de ar polar provocam neve e sensação térmica de até -13 °C no Sul do Brasil
Cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram neve durante a madrugada; em Cambará do Sul, sensação térmica chegou a -13 °C
Uma intensa massa de ar polar avança pelo Sul do Brasil e já provoca eventos extremos de frio e transtornos climáticos severos nesta quinta-feira (29). Desde a madrugada, cidades das Serras Gaúcha e Catarinense registraram queda de neve, gelo nas ruas e sensação térmica negativa. Ao mesmo tempo, o litoral norte do Rio Grande do Sul sofreu com alagamentos provocados por um ciclone, que deixou cerca de 200 famílias desabrigadas no município de Mostardas.

De acordo com meteorologistas da Conexão Geo Clima, a cidade de Cambará do Sul (RS) registrou sensação térmica de -13 °C. Também houve neve em São Francisco de Paula, Bom Jesus e São Joaquim (SC). Em algumas regiões, a neve chegou a acumular nas ruas, o que reforça a intensidade do frio.
Devido ao acúmulo de gelo na pista e à visibilidade comprometida, a Serra do Rio do Rastro foi interditada. O fenômeno é provocado por uma forte massa de ar de origem polar, que avança sobre o Sul desde quarta-feira (28), derrubando as temperaturas e ampliando os riscos meteorológicos.
No litoral, os efeitos do clima extremo também são sentidos. Em Mostardas (RS), a passagem de um ciclone causou fortes alagamentos, deixando ruas intransitáveis e obrigando a retirada de 200 famílias de suas casas. Equipes da Defesa Civil atuam na região para prestar assistência aos desabrigados e minimizar os danos provocados pela tempestade.
A previsão indica que o frio intenso deve continuar nos próximos dias, com possibilidade de geadas, sensação térmica abaixo de zero e mais chuvas e rajadas de vento no litoral gaúcho.