Brasil

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados para contestar débitos indevidos

Operação Sem Desconto investiga cobrança ilegal de R$ 6,3 bilhões em benefícios do INSS; atendimento segue em todo o país

Os Correios já realizaram atendimento presencial a mais de 1,3 milhão de aposentados e pensionistas do INSS que buscaram contestar descontos indevidos em seus benefícios. A mobilização ocorre após denúncias investigadas pela operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal, que revelou um esquema bilionário de cobranças não autorizadas por associações e sindicatos entre 2019 e 2024.

Correios atendem 1,3 milhão de aposentados para contestar débitos indevidos
Operação Sem Desconto investiga cobrança ilegal de R$ 6,3 bilhões em benefícios do INSS(Antonio Cruz – Agência Brasil)

Desde o início da força-tarefa, em 30 de maio, mais de 900 mil pessoas já compareceram a agências dos Correios em todo o país, e quase 488 mil formalizaram contestações. A estimativa é que o prejuízo total das fraudes ultrapasse R$ 6,3 bilhões. O atendimento tem se mostrado essencial, sobretudo para beneficiários que enfrentam dificuldades com canais digitais como o aplicativo Meu INSS ou a central telefônica 135.

As contestações podem ser feitas em mais de 5 mil agências, com destaque para as 634 unidades no estado de São Paulo. Para ser atendido, basta apresentar um documento com foto. A quem não puder comparecer pessoalmente, é permitido nomear um procurador com procuração simples.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que a parceria com os Correios visa oferecer um serviço humanizado e seguro. Ele destacou que, em menos de um mês, os Correios já foram responsáveis por mais de 10% de todos os atendimentos realizados no país, que somam mais de 3,1 milhões de contestações até o momento.

Dessas contestações, cerca de 512 mil já tiveram resposta das entidades envolvidas — muitas delas confirmaram descontos autorizados, mas outras não comprovaram a legalidade das cobranças. Nestes casos, as associações deverão restituir os valores por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União), com prazo de cinco dias para devolução. Se não cumprirem, a Advocacia-Geral da União poderá acionar judicialmente os responsáveis.

O INSS já bloqueou R$ 2,8 bilhões em bens de entidades investigadas, visando assegurar os recursos para indenização das vítimas. A recomendação dos Correios é que nenhum funcionário vá até a residência dos aposentados para oferecer esse tipo de serviço — o processo ocorre exclusivamente nas agências e pelos canais oficiais do governo.

A orientação é que os aposentados verifiquem seus extratos detalhadamente e procurem ajuda caso identifiquem qualquer desconto não reconhecido. A ação segue em andamento, com atendimento contínuo em todo o território nacional.

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