Mutirão “Agora Tem Especialistas” realiza mais de mil cirurgias em todo o país
Ação simultânea em 24 estados mobilizou hospitais universitários federais e permitiu 1,1 mil cirurgias e 10 mil atendimentos
O mutirão Agora Tem Especialistas Dia‑E, realizado no último sábado (5), atingiu números expressivos em todo o país: foram realizadas simultaneamente em 24 estados 1.088 cirurgias, além de aproximadamente 10.300 outros atendimentos que incluíram consultas, exames e procedimentos especializados em 45 hospitais universitários federais administrados pela Ebserh. A iniciativa, fruto de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, tem como foco ampliar a capacidade do SUS e reduzir drasticamente o tempo de espera por serviços especializados.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Centro Cirúrgico do Hospital Gaffrée e Guinle (Unirio, RJ) e destacou a abrangência histórica da ação, afirmando que se tratou do maior mutirão do SUS já realizado em diversas linhas cirúrgicas e diagnósticos. Ele reforçou a prioridade no atendimento a pacientes oncológicos – “no câncer, tempo é vida” – mas também citou outras áreas críticas como ginecologia, oftalmologia, ortopedia e otorrino. O presidente da Ebserh, Arthur Chioro, comentou que, desde março, foram realizadas cerca de 89 mil cirurgias e que estão previstas novas edições do mutirão em setembro e dezembro, incluindo ampliação dos atendimentos em terceiro turno, com horários aos sábados e domingos.
As ações também envolveram atenção à saúde da mulher. No Rio de Janeiro, estiveram presentes a primeira‑dama Janja Lula da Silva e a ministra Anielle Franco durante inaugurações de mutirões no Clementino Fraga Filho e na maternidade Paulino Werneck. No Ceará, o ministro Camilo Santana acompanhou o mutirão no Complexo Hospitalar da UFC, que atendeu 491 pacientes com 74 cirurgias, 347 exames e 70 outros procedimentos. Em Brasília, no HUB‑UnB/Ebserh, foram realizados cerca de 300 procedimentos, conforme destacou a ministra Margareth Menezes.
O Programa “Agora Tem Especialistas” se insere dentro de uma política mais ampla, o Mais Acesso a Especialistas, lançada em dezembro de 2024, que visa diminuir o tempo de espera em áreas como oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia. Com os mutirões Dia‑E — já somam 166 ações apenas em 2025 —, há expectativa de aumentar a capacidade de atendimento em até 40% em unidades federais.