Chuva forte alaga ruas e coloca São Paulo em estado de atenção; frente fria avança no fim de semana
CGE registrou alagamentos e transbordamento de córrego nesta sexta (18); fim de semana terá queda de temperatura
A cidade de São Paulo enfrentou uma tarde de caos nesta sexta-feira (18) devido à forte chuva que atingiu a capital. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção entre 14h45 e 18h25, com destaque para as zonas Sul e Oeste, que foram as mais afetadas.
Na Zona Leste, o córrego Itaim transbordou por volta das 16h40, causando estado de alerta no bairro Itaim Paulista, especialmente na Avenida Marechal Tito. A intensidade da chuva também provocou transtornos em bairros como Penha, Itaquera, Arthur Alvim, Campo Limpo e M’Boi Mirim, com registros de alagamentos e até formação de correnteza em algumas vias, como a avenida ao lado do Terminal Cidade Tiradentes.
Ruas e avenidas ficaram intransitáveis em diversos pontos, e a Defesa Civil informou rajadas de vento de até 50 km/h na Zona Sul. O Corpo de Bombeiros contabilizou, entre 15h e 16h50, cinco quedas de árvores e quatro pontos de enchente — em bairros como Ermelino Matarazzo, na capital, e também em Osasco, na Grande São Paulo.
Em Guarulhos, a chuva também causou alagamentos, com destaque para a região do Jardim Santo Afonso.
Previsão para o fim de semana
Segundo o CGE, uma frente fria deve atingir a costa paulista no sábado (19), provocando pancadas de chuva e a queda nas temperaturas com a chegada de uma massa de ar frio de origem polar. No entanto, não há previsão de frio extremo.
O sábado começa com céu nublado e temperatura média de 18°C. A máxima não deve ultrapassar os 25°C, e os níveis mínimos de umidade do ar devem girar em torno de 65%.
No domingo (20), a frente fria se afasta gradualmente, reduzindo a intensidade da chuva. Apesar disso, os ventos úmidos do oceano manterão o tempo encoberto e com possibilidade de garoa, principalmente na faixa leste do estado e na Região Metropolitana de São Paulo.
As temperaturas seguem em declínio, com mínima prevista de 16°C ao final do dia e máxima de 21°C. A umidade do ar ficará entre 75% e 95%.