Capital

Vacina contra a gripe chega a estações e terminais de SP nesta segunda (9)

Prefeitura amplia pontos de vacinação até 27 de junho em locais de alta mobilidade para impulsionar cobertura.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia nesta segunda-feira, 9 de junho, uma nova fase da campanha de vacinação contra a gripe. A imunização será levada a estações da CPTM, terminais de ônibus e ao Terminal Rodoviário do Tietê, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre a população paulistana. A ação segue até o dia 27 de junho, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 19 e 20, devido ao feriado de Corpus Christi.

SP leva vacina contra a gripe a estações e terminais nesta segunda-feira (9)
Prefeitura amplia pontos de vacinação até 27 de junho em locais de alta mobilidade para impulsionar cobertura.(Reprodução)

A vacina está disponível para todas as pessoas com seis meses de idade ou mais. A medida amplia a iniciativa iniciada em 19 de maio, quando o imunizante passou a ser ofertado para o público em geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Nessas unidades, o atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados nas AMAs/UBSs integradas, no mesmo horário.

Entre os locais de vacinação itinerante, estão as estações Luz, Engenheiro Goulart, São Miguel, Itaim Paulista, Corinthians‑Itaquera, Perus, Pirituba e Pinheiros da CPTM, além da estação Vila Prudente do Metrô e dos terminais Sacomã, Cachoeirinha, Cidade Tiradentes e o Terminal Rodoviário do Tietê. O Shopping Butantã também participará da ação a partir de 11 de junho.

Esses pontos foram escolhidos estrategicamente por concentrarem grande circulação de pessoas, o que facilita o acesso à vacina e pode elevar os índices de imunização na cidade.

Até o dia 3 de junho, a cidade de São Paulo havia aplicado 1.927.552 doses da vacina contra a gripe. A cobertura vacinal, no entanto, ainda é considerada baixa. Entre os grupos prioritários, a média de cobertura está em 37,45%. No caso dos idosos com mais de 60 anos, a taxa chega a 39,14%. Já entre as crianças de seis meses a seis anos, o índice está em 33,46%, e entre as gestantes, apenas 30,96%.

A campanha também coincide com o Dia Nacional da Imunização, celebrado em 9 de junho. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da SMS, Mariana de Souza Araújo, ações como essa são essenciais porque levam a vacina até a população e podem contribuir significativamente para a proteção coletiva, especialmente de idosos, crianças e gestantes.

Especialistas destacam que aumentar a cobertura vacinal é uma forma eficaz de reduzir internações e mortes provocadas por complicações da gripe, sobretudo durante os meses mais frios do ano.

A vacinação nas UBSs e AMAs continua normalmente durante o período da campanha, com exceção dos feriados. A expectativa da Prefeitura é que a ação ajude a elevar os índices de imunização e a conscientizar a população sobre a importância da vacina.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios