CBF agenda nova eleição para 25 de maio após afastamento de Ednaldo
Entidade sob intervenção convoca votação para presidência e vice-presidências; Reinaldo Carneiro Bastos confirma candidatura
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou neste sábado (17) o edital que convoca novas eleições para o próximo dia 25 de maio. A medida ocorre após o afastamento do então presidente Ednaldo Rodrigues, determinado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na última quinta-feira (15). O vice-presidente Fernando Sarney foi nomeado interventor e é o responsável pela condução do processo eleitoral.
O pleito definirá o novo presidente da entidade, oito vice-presidentes e seis membros do Conselho Fiscal (três efetivos e três suplentes) para o mandato de 2025 a 2029. O registro das chapas poderá ser feito entre os dias 18 e 20 de maio.
Candidaturas e apoios
O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Reinaldo Carneiro Bastos, foi o primeiro a anunciar sua candidatura à presidência da CBF. Em nota divulgada nas redes sociais da FPF, Reinaldo afirmou contar com o apoio de diversas federações estaduais e de um número significativo de clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
A Liga Forte União (LFU), que representa 32 clubes das duas principais divisões do futebol nacional, declarou apoio à candidatura de Reinaldo. No entanto, a associação criticou a escolha da data para a eleição, que coincide com uma rodada do Brasileirão, argumentando que isso dificulta a participação efetiva dos clubes no processo decisório.
Regras e votação
A CBF divulgou o regulamento da Assembleia Geral que conduzirá a eleição, confirmando a possibilidade de voto remoto para os membros do colégio eleitoral que manifestarem essa opção por escrito até 24 horas após a publicação do edital. As instruções para a votação remota serão enviadas por e-mail aos interessados.
Para registrar uma chapa, é necessário o apoio formal de pelo menos oito federações e cinco clubes. O colégio eleitoral é composto pelos presidentes das 27 federações estaduais (com peso 3 no voto), dos 20 clubes da Série A (peso 2) e dos 20 clubes da Série B (peso 1).
Contexto e desdobramentos
O afastamento de Ednaldo Rodrigues ocorreu enquanto ele participava do 75º Congresso da FIFA, em Assunção, no Paraguai. A decisão judicial considerou nulo o acordo entre a CBF e o Supremo Tribunal Federal (STF) que validava a eleição de Ednaldo em 2022, devido à possível falsificação da assinatura de um dos signatários, o vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, conhecido como Coronel Nunes.
A eleição marcada para o dia 25 de maio promete ser uma das mais disputadas da história recente da CBF, com diferentes grupos buscando apoio para suas candidaturas. A realização do pleito em meio a uma rodada do Campeonato Brasileiro e a proximidade da apresentação do técnico Carlo Ancelotti à Seleção Brasileira adicionam complexidade ao cenário político da entidade.