Lanchonete é aberta no modelo de co-franquia; veja como funciona

- Importância do conteúdo especial para redes sociaisDescubra a importância do conteúdo especial para engajamento nas redes sociais e como ele pode transformar suas postagens em verdadeiros ímãs de atenção!
- PM de folga reage a assalto a empresário e mata bandido no Itaim Bibi, Zona Oeste de SPAgente, que fazia parte da escolta do empresário, reagiu à ação de homem armado que tentava roubar relógio e aliança de motorista em praça nobre
- Haddad defende taxação de LCI e LCA e diz que impacto nos preços é mitoSegundo ministro, nova alíquota sobre investimentos isentos corrige distorções sem afetar valor de imóveis ou alimentos no mercado.
- Acidente aéreo em Ahmedabad mata pelo menos cinco estudantes de medicina e deixa dezenas de feridosAvião da Air India cai sobre alojamento em faculdade de medicina na Índia, causando pânico e mortes entre jovens estudantes – pelo menos cinco mortos e 50 feridos.
- Tendências tecnológicas que vão mudar tudoDescubra as tendências tecnológicas que vão mudar tudo! O futuro está mais perto do que você imagina. Não fique de fora!
A Melting Burgers, rede de restaurantes que tem como base São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, chega a Olímpia, cidade da mesma região, sob novo conceito de investimento. A unidade, que abre as portas para o público no mês de outubro, foi viabilizada por meio de um projeto de expansão por cotas: o co-franchising.
A iniciativa é da CoBiz, empresa especializada em análise de negócios com potencial de crescimento e em captação de investidores, em parceria com a Melting.
Por muito tempo, a opção de investimento nas franquias demandava do interessado dedicação integral para cuidar do negócio e capital total para abertura da unidade. Entretanto, nem todos os interessados em se tornar um franqueado tem conhecimento, tempo, ou mesmo o capital necessário para adquirir uma unidade. A proposta da CoBiz é dividir o valor de investimento por cotas, tornando os investidores sócios da marca, sem a obrigação de operarem o negócio.

O modelo é novidade no Brasil, criado pela CoBiz. “Enxergamos muitos bons negócios que têm potencial de expansão, mas o franqueador, por algum motivo, não quer terceirizar a operação e também não tem o capital para expandir”, comenta Marcelo Varella, co-fundador da CoBiz. “A CoBiz busca investidores para esses negócios, tendo em vista que a responsabilidade de operação ficará com a franqueadora (nesse caso, a Melting Burgers)”.
As tratativas para expansão da rede de restaurantes de Rio Preto começaram no ano passado. Com esse modelo, a franquia garantiu a abertura das duas primeiras unidades da rende, em Olímpia e em São Paulo. Outras quatro operações devem ser iniciadas até o fim de 2020.
A CoBiz planeja empregar a expertise aplicada na Melting Burgers em outros modelos de negócio.
Cotas
Os executivos da empresa explicam que, no caso da hamburgueria, a cota mínima por investidor é de R$ 50 mil, que dará acesso ao resultado de três operações. “Digamos que seja necessário R$ 1,5 milhão para abrir três unidades. Se um investidor compra três cotas (R$ 150 mil), ele terá 10% do resultado das três operações”, calcula Marcelo.
Outra vantagem do co-franchising, segundo ele, é a possibilidade da unidade tornar-se um ativo do investidor. “Digamos que daqui a 5 anos, a rede tenha 30 lojas e todas sejam vendidas por R$ 200 milhões. O investidor que comprou 10% de três unidades, por R$ 150 mil, receberá R$ 2 milhões, caso as três lojas sejam vendidas por R$ 20 milhões, além, evidentemente, do lucro da operação da loja naqueles 5 anos”.
Melting Burgers

A rede de restaurantes foi fundada em 2013 pelo empresário Michel Thomé. Com três unidades em Rio Preto, a marca ficou famosa ao implantar um ‘drive-thru’ de hambúrguer ‘premium´.
“O co-franchising é ideal para quem acredita no modelo de negócio da empresa que vai investir, como a Melting Burgers, primeira com drive-thru de Burger Premium no mundo e que acaba de inventar a conceito walk-thru, que vai ser implantado na loja de rua em São Paulo. Esses conceitos são a verdadeira democratização do Burger Premium”, afirma Michel.