Justiça

Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF após 12 anos de atuação

Ministro Luís Roberto Barroso disse que quer seguir novos rumos, desta vez longe da exposição pública, e permanecerá no cargo até liberar processos pendentes

Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta‑feira (9) que pedirá sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF), decisão que encerra sua trajetória de doze anos na Corte. Ele proferiu o comunicado durante sessão plenária, afirmando que “sinto que agora é hora de seguir novos rumos” e que não tem apego ao poder.

Barroso anuncia aposentadoria antecipada do STF após 12 anos de atuação
Ministro Luís Roberto Barroso disse que quer seguir novos rumos, desta vez longe da exposição pública(Antônio Augusto – STF)

Segundo notícias oficiais, Barroso deve permanecer no cargo até a próxima semana para liberar processos ainda sob sua responsabilidade antes de efetivar a saída. Em discurso de despedida, o ministro disse que pretende viver sem exposição pública após sair do STF, buscando uma rotina diferente da exigência do cargo.

Barroso foi indicado ao STF em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, em vaga aberta pelo ministro Carlos Ayres Britto. Ele já exercera recentemente o cargo de presidente da Corte até setembro, e sua saída abre caminho para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça mais uma nomeação para o tribunal.

Nos últimos meses, observadores públicos já vinham apontando indícios de que Barroso poderia antecipar sua aposentadoria. Em evento no Tribunal de Justiça da Bahia, dias antes, ele mencionou o fim da sua carreira no STF e, em entrevistas, admitiu considerar deixar o cargo antes do limite compulsório.

Em sua despedida, Barroso agradeceu à ex‑presidente Dilma Rousseff pela nomeação, exaltou a forma “republicana” do ato e também manifestou gratidão ao presidente Lula por sua defesa institucional do Supremo em episódios de tensão institucional. Ao mesmo tempo, ele afirmou que deixa a Corte “com a consciência tranquila” e sem mágoas, renovando sua confiança de que o STF continuará como guardião da Constituição e da estabilidade institucional no país.

A saída antecipada de Barroso significa uma nova vaga no Supremo e reforça a dinâmica de renovação na Corte: com a aposentadoria compulsória aos 75 anos, outras cadeiras devem ser desocupadas nos próximos mandatos presidenciais, aumentando a importância e o impacto das nomeações futuras.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

9 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Não aguentou o arrocho boquinha de veludo 😜

So lembrando voces de extrema esquerda, de atuação contra o povo so lembrando hahahahahahahahaha

Não adianta pular pra fora do barco agora, a Magnistki vai cantar do mesmo jeito.

Pra mim esse serviço do STF tem que ser concursado ai sim tem que pagar bem. Agora o cara entra la colocado para fuder o povo ai nāo dá

Já vai tarde covarde vagabundo. Corrupto

Escroto

O gado pira sem ANISTIA PORRA.

Cagao

A conta chegou?🤡🍿🍿🍿🍿🎪🔥

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
9
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios