Mundo
Israel adverte Irã: “Se continuar, Teerã vai queimar”
Em resposta à nova rodada de mísseis do Irã, o ministro da Defesa israelense Israel Katz ameaça bombardeios contínuos sobre Teerã se ataques a áreas residenciais persistirem.
Na manhã de sábado (14), o ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, emitiu um alerta contundente ao Irã: “Se Khamenei continuar disparando mísseis contra a retaguarda israelense, Teerã vai queimar”.
Contexto da escalada
- O recado veio após o Irã lançar centenas de mísseis balísticos contra Israel em retaliação aos ataques israelenses sobre infraestrutura militar e nuclear iraniana, incluindo alvos em Teerã.
- Israel acusou o Irã de mirar deliberadamente áreas civis em Ramat Gan, Rishon LeZion e arredores de Tel Aviv, com o saldo de ao menos três mortos e dezenas de feridos.
Ampliação dos ataques
- Em resposta, Israel intensificou seus ataques: atingiu ministério da Defesa iraniano, refinarias e bases militares em Teerã e no campo de gás de South‑Pars.
- O próprio Katz declarou em rede social que “Teerã está queimando” e que os ataques podem continuar “por semanas” caso o Irã prossegua.
Impacto humano e risco regional
- Oficiais iranianos afirmam que os ataques israelenses já causaram dezenas de mortes em Teerã, incluindo civis e filhos de comandantes do IRGC.
- Da mesma forma, Israel reporta perdas entre seus civis devido ao barril de mísseis, e abala a estabilidade regional com o fechamento do espaço aéreo na Jordânia e o aumento do risco de contágio internacional.
Diplomacia em xeque
- O endurecimento de ambos os lados interrompeu as negociações nucleares entre Irã e EUA, canceladas após o Irã considerar “sem sentido” tais diálogos . Atualmente, não há recuos à vista e o cenário segue volátil.