Operação no Rio é a maior em 15 anos e a mais letal da história estadual
Com 2,5 mil agentes mobilizados e ao menos 64 mortos, a ação nos complexos do Alemão e da Penha ultrapassa índices anteriores e coloca o estado em alerta
Na manhã desta terça‑feira (28), o estado do Rio de Janeiro viveu o que foi classificado pelo próprio governo estadual como a maior operação de segurança pública dos últimos quinze anos. Cerca de 2 500 agentes civis e militares foram mobilizados para atuar nos Complexo do Alemão e Complexo da Penha — regiões dominadas por facções criminosas — com o objetivo de capturar lideranças armadas e conter a expansão territorial da Comando Vermelho.

Até o momento, são contabilizadas ao menos 64 mortes e 81 prisões, além de dezenas de armas pesadas apreendidas.
O número de mortos torna esta também a operação mais letal da história do estado do Rio de Janeiro — superando episódios anteriores, como a operação no Chacina do Jacarezinho, em 2021, que deixou 28 mortos.
A escala da operação e sua letalidade acendem debates urgentes sobre modelo de enfrentamento ao crime organizado, o impacto sobre moradores das comunidades afetadas e os protocolos de intervenção em operações de alta intensidade. O fato de se tratar da “maior e mais letal” operação em quinze anos reforça tanto a gravidade da situação de segurança pública no estado quanto as implicações para direitos humanos, transparência e estratégia de presença estatal nas áreas vulneráveis.
Outras operações
2011‑2012 – Ocupação militar no Complexo do Alemão
Em dezembro de 2010 foram assinados acordos para o uso das Forças Armadas no combate ao crime em comunidades como o Complexo do Alemão.
Essa intervenção foi apontada como o marco de uma militarização crescente das operações no Rio.
24 de maio de 2022 – Chacina da Vila Cruzeiro (comunidade da Vila Cruzeiro, no Rio)
Durante uma operação conjunta da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Batalhão de Operações Especiais (BOPE), da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, foram registradas 23 mortes. Essa ação era considerada até então uma das mais letais da história estadual.
28 de outubro de 2025 – Megaoperação nos Complexo da Penha e do Alemão
A operação atual mobilizou cerca de 2,5 mil agentes e já resultou em pelo menos 64 mortes, e é apontada como a mais letal da história do estado até o momento. Esse número supera o da Chacina da Vila Cruzeiro, duplicando‑se em relação aos 23 mortos de 2022.







