Política

Lula confirma reunião entre Brasil e Estados Unidos para negociar tarifas nesta quinta (16)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que Brasil e Estados Unidos terão uma conversa de negociação nesta quinta-feira (16) para discutir as tarifas impostas por Washington a produtos brasileiros. A declaração foi feita durante um evento no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (15).

Lula confirma reunião entre Brasil e Estados Unidos para negociar tarifas nesta quinta (16)
Encontro faz parte de esforço diplomático para reverter sobretaxas impostas pelos EUA a produtos brasileiros; chanceler Mauro Vieira deve participar das conversas em Washington.(Foto-Ricardo Stuckert-PR)

De acordo com Lula, o encontro marca o início de um processo de diálogo entre os dois países com o objetivo de rever as sobretaxas aplicadas por Washington, que chegam a 40% em determinados setores, segundo relatórios de exportadores brasileiros.

“Amanhã nós vamos ter a conversa de negociação”, afirmou o presidente, sem detalhar o formato da reunião.

A negociação será conduzida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e pelo secretário de Estado norte-americano Marco Rubio, que foi designado pelo governo dos EUA para liderar o processo bilateral.

Em julho, o governo americano anunciou novas medidas tarifárias sobre produtos agrícolas e manufaturados vindos do Brasil, o que gerou tensão nas relações comerciais entre os dois países. Desde então, o Planalto tem buscado uma reaproximação diplomática para tentar reverter as sanções.

Fontes do governo afirmam que a conversa entre Lula e Donald Trump, realizada na semana passada, teve “tom amistoso” e tratou principalmente de questões econômicas, deixando de fora temas políticos como o processo contra Jair Bolsonaro.

O encontro desta quinta deve abrir caminho para novas rodadas de negociação nas próximas semanas, em Washington. Caso o diálogo resulte na redução ou suspensão das tarifas, o impacto poderá beneficiar setores exportadores brasileiros — especialmente o agronegócio e a indústria de bens de consumo.

A expectativa é que, ao fim da reunião, Brasil e Estados Unidos publiquem uma nota conjunta sobre os resultados iniciais das tratativas.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

E o melhor de tudo kkk bananinha se fedendo

Marco rubio deixou claro as sanções são políticas, Lula e Moraes é ministros, fizeram 💩💩💩💩

Grita seis na cara dele! Ou melhor, diga que nós não queremos essa parceria. Porque honra você não sabe o que é.

🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤥🤮🤮🤮

o Trump vai botar contra a parede e exigir terras raras etc… e o condenado morre de medo vai ceder TUDO !!!!!

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
5
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios