São Paulo em estado de atenção com calor intenso e previsão de chuvas fortes
Temperaturas chegam a 33ºC nesta quarta-feira (12); prefeitura instala tendas para refrescar a população e alerta para risco de alagamentos nos próximos dias
A cidade de São Paulo continua em estado de atenção devido às altas temperaturas registradas nas últimas semanas. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura, a temperatura deve atingir 33ºC nesta quarta-feira (12), com um aumento na quantidade de nuvens, mas sem previsão de chuvas para o dia.

Nos próximos dias, a capital paulista deve continuar com calor intenso, com mínimas de 22ºC e máximas de 32ºC. Porém, a partir da quinta-feira (13), a combinação de calor com a chegada de uma brisa marítima poderá provocar o desenvolvimento de áreas de instabilidade, trazendo pancadas fortes de chuva, rajadas de vento e descargas elétricas.
A previsão para a sexta-feira (14) é de chuvas generalizadas pela cidade, o que aumenta o risco de alagamentos e transbordamentos de córregos e rios. Segundo o CGE, a maior média diária de calor máximo registrada neste ano foi em 22 de janeiro, quando os termômetros chegaram a 33,6ºC.
A máxima absoluta foi registrada na estação meteorológica de Perus, na zona norte, com 35,9ºC, também no dia 22 de janeiro.
Medidas da Prefeitura
Para enfrentar o calor intenso, a Prefeitura de São Paulo instalou dez tendas em pontos de alta movimentação de pessoas. Essas tendas distribuem água, sucos e frutas e oferecem um espaço para descanso e proteção contra o sol. Até o momento, 37.714 pessoas foram atendidas, com 37.584 garrafas de água, 6.223 copos de chá gelado e seis mil frutas distribuídos. Além disso, cerca de dois mil copos de água foram consumidos nos bebedouros da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) instalados nas tendas.