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Tuneladora “Cora Coralina” conclui trecho de 500 metros na Linha 2-Verde do Metrô de SP

Maior tuneladora da América Latina avança em obra de expansão que ligará Vila Prudente à Penha, com investimento de R$ 15 bilhões

A maior tuneladora em operação na América Latina, batizada de “Cora Coralina”, concluiu mais uma etapa da construção dos túneis de ampliação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo. Nesta segunda-feira (17), a máquina chegou ao poço de ventilação Madrid, após escavar cerca de 500 metros desde a Estação Santa Clara. Nesse trecho, foram retirados 53 mil m³ de terra e instalados 333 anéis de concreto.

Tuneladora "Cora Coralina" conclui trecho de 500 metros na Linha 2-Verde do Metrô de SP
Maior tuneladora da América Latina avança em obra de expansão(Divulgação – Governo do Estado de São Paulo)

Agora, a tuneladora será reposicionada para continuar a escavação em direção à futura estação Orfanato e, posteriormente, ao poço Falchi Gianini, último destino do trajeto. Ao finalizar essa etapa, a “Cora Coralina” terá percorrido 4,5 km, com 3,7 km de túneis construídos e 800 metros correspondentes a estações e poços.

Próximos Passos
Após concluir o trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, a tuneladora será desmontada e remontada no canteiro de obras da estação Penha. De lá, seguirá escavando em direção ao Complexo Rapadura, finalizando toda a extensão da ampliação da Linha 2-Verde.

Desde o início das operações, a “Cora Coralina” já percorreu 3,5 km, retirou 310 mil m³ de terra e posicionou 1.942 anéis de concreto em 2,9 km de túneis. O projeto, que recebe investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, vai expandir a Linha 2-Verde da Vila Prudente até a Penha, integrando-a à Linha 3-Vermelha.

Sobre a Tuneladora

Batizada em homenagem à poetisa brasileira Cora Coralina, a tuneladora Shield é a maior em operação na América Latina. Com 100 metros de comprimento e 2.500 toneladas, ela possui uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro e capacidade para escavar e revestir até 15 metros por dia. A estrutura inclui um “backup” com esteiras para retirada de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e equipamentos para instalação de aduelas de concreto.

Impacto da Ampliação

A expansão da Linha 2-Verde prevê 8,3 km de vias e oito novas estações, beneficiando cerca de 1,2 milhão de pessoas diariamente. A obra vai agilizar o deslocamento na região leste de São Paulo, redistribuir a demanda de passageiros e melhorar o conforto no sistema metroviário.

Com a “Cora Coralina” avançando a cada dia, a ampliação da Linha 2-Verde está cada vez mais próxima de se tornar realidade, trazendo mais mobilidade e qualidade de vida para os paulistanos.

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