Justiça

Moraes determina prisão preventiva do deputado Alexandre Ramagem

Ministro Alexandre de Moraes decreta mandado após parlamentar ser visto fora do Brasil, apesar de medidas cautelares

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta‑feira (21) a prisão preventiva do deputado federal Alexandre Ramagem (PL‑RJ). A decisão ocorre após indícios de que o parlamentar, que havia sido condenado a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por envolvimento em uma organização criminosa e tentativa de golpe de Estado, deixou o país em violação de medidas cautelares que o impediam de se ausentar do Brasil.

Moraes determina prisão preventiva do deputado Alexandre Ramagem
Ministro Alexandre de Moraes decreta mandado após parlamentar ser visto fora do Brasil, apesar de medidas cautelares(Divulgação)

O mandado foi expedido depois de reportagem que mostrava Ramagem em Miami (EUA), possivelmente tendo saído do Brasil por rota clandestina via Boa Vista (RR) até um país vizinho e, de lá, embarcado. A Polícia Federal confirmou que investiga a saída do parlamentar e solicitará sua inclusão na Difusão Vermelha da Interpol, para que seja localizado e preso internacionalmente.

Ramagem estava submetido a medidas restritivas, como a proibição de deixar o país e a obrigação de entregar passaportes nacional e estrangeiro, em razão de seu papel revelado no julgamento da Ação Penal 2668, que tratou da tentativa de golpe após as eleições de 2022. A Câmara dos Deputados informou que não foi notificada da saída do parlamentar e que não autorizou missão oficial no exterior.

Até o momento, a defesa de Ramagem não se manifestou formalmente. A ordem ficará em análise para eventual cumprimento das cartas de exequatur e cooperação internacional em extradição.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios