Chuva forte causa caos em São Paulo: ruas alagadas e alerta severo da Defesa Civil
Ruas inundadas, ventos de quase 80 km/h e milhares sem luz marcaram a quarta-feira na capital e Grande São Paulo
São Paulo enfrentou mais uma tarde caótica nesta quarta-feira (7), com fortes chuvas que deixaram ruas intransitáveis, moradores ilhados e milhares de imóveis sem energia. A Defesa Civil chegou a emitir um alerta severo para a capital e a região metropolitana diante dos riscos de alagamentos generalizados.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), todas as regiões da cidade entraram em estado de atenção por volta das 17h. O alerta de transbordamento foi encerrado às 18h15, e o estado de atenção, às 18h40.
As rajadas de vento chegaram a 79,7 km/h na estação do Aeroporto Campo de Marte, na Zona Norte. O terminal ficou fechado entre 17h26 e 18h para aviões, operando apenas com helicópteros até sua reabertura total às 18h42.
A distribuidora Enel informou que, às 18h12, havia mais de 48 mil imóveis sem energia elétrica na Grande São Paulo. Às 20h43, o número caiu para pouco mais de 27 mil.
Em diversas regiões da cidade, o volume de água foi tão grande que moradores precisaram atravessar ruas com a água na altura da cintura, como na Rua Carnot, no Canindé. Na Avenida Rangel Pestana, no Brás, pedestres formaram filas pelo meio da via para tentar atravessar.
Na Zona Leste, o rio Aricanduva transbordou e a enchente invadiu os ônibus, assustando os passageiros.
O CGE registrou 11 pontos de alagamentos às 18h, sendo vários intransitáveis, incluindo trechos da Marginal Tietê, Avenida Cruzeiro do Sul e Aricanduva.
Fora da capital, em Santo André, vias importantes também ficaram alagadas, como as avenidas Capitão Mário Toledo de Camargo e Dom Pedro I.
Previsão para os próximos dias
O calor volta a predominar nos próximos dias, aumentando o risco de novas pancadas de chuva no fim da tarde.
- Quinta-feira (8): mínima de 19°C e máxima de 30°C, com possibilidade de pancadas de chuva e ventos fortes à tarde.
- Sexta-feira (9): termômetros entre 20°C e 31°C, com chance de chuvas isoladas de forte intensidade a partir da tarde.







