Força Tarefa consegue apagar incêndio no Pará
Por Laíse Coelho, via Agência Pará

- Rodízio de veículos será suspenso em São Paulo entre 22 de dezembro e 9 de janeiroDurante as festas de fim de ano, motoristas estarão liberados da restrição municipal; medida não vale para caminhões e fretados
- Copom mantém Selic em 15% ao ano pela quarta reunião consecutivaComitê do Banco Central do Brasil reforça compromisso com a estabilidade de preços — mas juros elevados seguem pressionando a economia
- Ventania de quase 100 km/h causa queda de árvores e apagão em São PauloTempestade derruba 151 árvores, deixa 2,2 milhões de imóveis sem luz e força cancelamento de dezenas de voos no aeroporto de Congonhas
- Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpeTexto aprovado muda regras de dosimetria e progressão de pena; proposta segue para o Senado e pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
- Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo é encerrada após acordo com pagamento do 13ºParalisação foi suspensa após reunião com Ricardo Nunes; prefeitura ameaça punir empresas que não pagarem até 12 de dezembro
No início da manhã desta terça feira (17), os focos de incêndio na região de Santarém, oeste do Estado, foram extintos pela força-tarefa composta por 57 bombeiros, 20 brigadistas e 150 militares do Exército. A ação também contou com o apoio da prefeitura de Santarém, que por meio da Secretaria de Infraestrutura, está ajudando com o aceiro, que é uma forma de prevenir queimadas nas áreas de vegetação. Ao todo, 230 pessoas estão envolvidas nas atividades.
O comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente coronel Tito Azevedo, reforçou a importância do trabalho integrado para o êxito da operação.
“Com o apoio de todos os envolvidos e também do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Estado do Pará (Graesp), que enviou a sua aeronave para ajudar no combate aos focos, nós conseguimos evitar um mal maior, que era justamente o fogo ganhar proporções e atingir a área de floresta. As equipes conseguiram conter as chamas e a situação já foi contornada”, garantiu.
Segundo o comandante, as ações continuam na região, com o objetivo de manter a vigilância, inclusive com sobrevoos que vão fazer monitoramentos do local. O trabalho agora está sendo concentrado na varredura das áreas para evitar que algum foco volte a se propagar por conta do calor e tempo seco.
“Faço um pedido para que a população não faça queimadas para a limpeza dos terrenos, porque como a temperatura está alta e a vegetação seca, é bem provável que o fogo se propague para outras áreas”, reforçou o tenente coronel.







