Bolsonaro recebe presidente chinês em Brasília
Por Andreia Verdélio

(Valter Campanato/Agência Brasil)
- Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpeTexto aprovado muda regras de dosimetria e progressão de pena; proposta segue para o Senado e pode beneficiar condenados do 8 de janeiro
- Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo é encerrada após acordo com pagamento do 13ºParalisação foi suspensa após reunião com Ricardo Nunes; prefeitura ameaça punir empresas que não pagarem até 12 de dezembro
- Jair Bolsonaro precisa de duas cirurgias urgentes, dizem advogadosDefesa afirma que o ex‑presidente sofre com soluços persistentes e hérnia inguinal; pedido de hospitalização é formalizado ao Supremo Tribunal Federal (STF)
- Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em roubos de motos na Grande São PauloOperação “Piratas do Asfalto” prende 15 suspeitos e apreende veículos, celulares e carro usado para monitorar polícia
- Gleisi Hoffmann anuncia voto do governo contra PL da Dosimetria e chama projeto de “grave retrocesso”Proposta que pode reduzir penas de envolvidos no 8 de janeiro tem apoio do centrão e foi articulada após reunião com Flávio Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro recebeu, hoje (13), o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. O líder chinês chegou às 11h10 ao prédio onde estão previstas a assinatura de atos e uma declaração conjunta à imprensa.
O encontro entre os dois chefes de Estado ocorre menos de um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro visitar a China. Na ocasião, foram assinados acordos e memorandos de entendimento em política, ciência e tecnologia e educação, economia e comércio, energia e agricultura. Agora, os dois países querem aprofundar esse intercâmbio, a confiança política e ampliar a cooperação em diversas áreas.

A bilateral entre os dois chefes de Estado acontece no âmbito da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A programação do evento começa nesta tarde com o encerramento do Fórum Empresarial do Brics. Antes, Bolsonaro também se encontra, no Palácio do Planalto, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
À noite, de volta a Itamaraty, o governo brasileiro oferecerá um jantar em homenagem aos líderes do bloco, e amanhã (14), também no Ministério das Relações Exteriores, acontecem as sessões plenárias e o almoço de encerramento da cúpula.
Cúpula
Presidida pelo Brasil, a reunião do Brics tem como lema Crescimento Econômico para um Futuro Inovador. Segundo o Itamaraty, serão discutidos, prioritariamente, temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, economia digital, saúde e combate à corrupção e ao terrorismo. Esta é a segunda vez que Brasília sedia a conferência – a primeira vez foi em 2010. Em 2014, o Brasil também organizou a cúpula, que aconteceu em Fortaleza.







