Polícia identifica suspeitos de queimadas na Amazônia

- Bira Presidente, referência do samba e do Fundo de Quintal, morre aos 88 anos, no RioBira, sambista e pandeirista referência falece após complicações de câncer e Alzheimer
- Trump ameaça resposta militar “em níveis nunca antes vistos” caso Irã ataque os EUAPresidente americano reforça alerta de retaliação após escalada do conflito entre Irã e Israel; tensão internacional aumenta
- Frio persiste em São Paulo neste domingo; junho já acumula 65% da chuva prevista para o mêsTermômetros seguem abaixo da média na capital paulista, enquanto volume de chuva alcança dois terços do esperado para junho
- Mega‑Sena acumulada: prêmio vai a R$ 110 milhões no próximo sorteioConcurso realizado no sábado (14) não teve ganhadores na sena; 61 apostas acertaram a quina e 5.747, a quadra
- Aposentados não precisam recorrer à Justiça para receber valores do INSS, afirma AGUAdvogado‑geral da União anuncia plano de devolução automática de descontos indevidos após autorização do STF, sem necessidade de ação judicial.
A Polícia Civil do Pará identificou três suspeitos de provocar queimadas em área de floresta nativa no sudeste do estado, mas apenas um foi preso até agora. O fazendeiro José Brasil de Oliveira foi encontrado por agentes da Polícia Civil Paraense em Goiás.

Durante esta quinta-feira (29), policiais cumpriram vários mandados de busca e apreensão. Além de José Brasil, o irmão dele, Geraldo Daniel de Oliveira, e o gerente de uma das fazendas da família, João Batista Rodrigues Jaime, são procurados pelos policiais.
Os fazendeiros são donos da fazenda Ouro Verde, em São Félix do Xingu. A propriedade fica localizada dentro da Área de Proteção Ambiental Triunfo do Xingu, que foi vítima de queimadas recentemente.

Segundo a polícia, no local foi encontrado um grupo de trabalhadores em condições análogas à escravidão.
Durante a operação, Paulo Henrique Santos Marques foi preso em flagrante com um revólver calibre 38, sem porte legal, na sede da fazenda, em São Félix do Xingu. O suspeito foi levado para a delegacia.
Os outros dois suspeitos de incendiar a floresta permanecem foragidos. Os três vão responder por danos em área de proteção ambiental, poluição, queimadas e associação criminosa.
Segundo o diretor de Polícia do Interior da Polícia Civil do Pará, delegado José Humberto Melo, as investigações mostram que o grupo já derrubou e tocou fogo em mais de 5 mil quilômetros de mata. As investigações indicam que um dos suspeitos pode ter contratado mais de 50 homens para derrubar 20 mil hectares na fazenda Ouro Verde, que fica em área de proteção ambiental.
Foragidos
Geraldo Daniel de Oliveira João Batista Rodrigues Jaime
*atualizado às 22h54