Governo abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos
Iniciativa visa fortalecer a atenção primária à saúde em regiões vulneráveis; inscrições vão de 5 a 8 de maio
O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (2), um novo edital do Programa Mais Médicos, oferecendo 3.174 vagas para atuação em municípios brasileiros e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs). As inscrições estarão abertas de 5 a 8 de maio, por meio do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP).

Distribuição das Vagas
Do total de vagas, 3.066 serão distribuídas entre 1.620 municípios, enquanto 108 serão destinadas a 26 DSEIs. A maioria das oportunidades está concentrada em regiões de maior vulnerabilidade social e com escassez de profissionais de saúde, incluindo municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%) .
Perfil dos Profissionais
O edital contempla três perfis de médicos:
- Médicos formados no Brasil com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) ou com diploma revalidado no país;
- Médicos brasileiros formados no exterior;
- Médicos estrangeiros com habilitação para exercer a medicina no exterior.
Para os dois últimos perfis, é obrigatória a aprovação no Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv), um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões de trabalho .
Inclusão e Ações Afirmativas
O programa reserva 20% das vagas para grupos étnico-raciais (negros, indígenas e quilombolas) e 9% para pessoas com deficiência, seguindo políticas de ações afirmativas.
Objetivos do Programa
A iniciativa busca fortalecer a atenção primária à saúde, levando médicos até as regiões prioritárias, remotas, de difícil acesso e de alto índice de vulnerabilidade, onde há escassez ou ausência desses profissionais. Os trabalhadores do Mais Médicos integram as equipes de Saúde da Família e oferecem atendimento e acompanhamento mais próximos da população.
Meta para 2025
Com este novo edital, o Ministério da Saúde visa alcançar a meta de 28 mil profissionais atuando no programa até o final de 2025, ampliando o acesso à saúde em todo o país .







