INSS exigirá biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados a partir de sexta-feira (23)
Medida visa aumentar a segurança e prevenir fraudes em operações de crédito consignado; desbloqueio será feito exclusivamente pela plataforma Meu INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir de sexta-feira, 23 de maio de 2025, o desbloqueio para contratação de novos empréstimos consignados por aposentados e pensionistas será feito exclusivamente por meio de biometria na plataforma Meu INSS.

A medida, oficializada em despacho publicado no Diário Oficial da União, visa aumentar a segurança e prevenir fraudes em operações de crédito consignado. Com a nova regra, todas as operações de crédito consignado, incluindo empréstimos novos, refinanciamentos e portabilidades, exigirão a validação biométrica do beneficiário.
A decisão foi tomada após investigações da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Federal (PF) revelarem um esquema de descontos indevidos em aposentadorias e pensões, que causou prejuízos bilionários aos cofres públicos. A nova exigência de biometria busca mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos.
Para realizar o desbloqueio, o beneficiário deverá acessar a plataforma Meu INSS, disponível por meio de aplicativo e site, e seguir as instruções para a validação biométrica. A medida também será aplicada para outras operações associadas ao consignado, como refinanciamento e portabilidade.