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INSS devolve R$ 292 milhões a aposentados por descontos indevidos; veja calendário

Reembolso será feito entre 26 de maio e 6 de junho; beneficiários não precisam solicitar devolução

Aposentados e pensionistas do INSS que tiveram descontos indevidos de mensalidades associativas na folha de abril começarão a receber o reembolso a partir desta segunda-feira (26). Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, serão devolvidos cerca de R$ 292 milhões aos beneficiários em todo o país.

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Reembolso será feito entre 26 de maio e 6 de junho; beneficiários não precisam solicitar devolução(Agência Brasil)

Os descontos foram realizados entre os dias 24 de abril e 8 de maio, pois a folha já estava fechada quando o INSS determinou a suspensão dessas cobranças. No entanto, os valores não foram repassados às entidades associativas e ficaram retidos pelo Instituto.

A devolução ocorrerá junto ao pagamento regular dos benefícios, conforme o calendário habitual. Não é necessário que o beneficiário faça solicitação: o valor será depositado automaticamente na mesma conta bancária ou cartão magnético.

Calendário de devolução

Para quem ganha até um salário mínimo:

Final 1: 26/5

Final 2: 27/5

Final 3: 28/5

Final 4: 29/5

Final 5: 30/5

Final 6: 2/6

Final 7: 3/6

Final 8: 4/6

Final 9: 5/6

Final 0: 6/6

Para quem ganha acima de um salário mínimo:

Finais 1 e 6: 2/6

Finais 2 e 7: 3/6

Finais 3 e 8: 4/6

Finais 4 e 9: 5/6

Finais 5 e 0: 6/6

Como reaver mensalidades antigas

Aqueles que identificarem descontos antigos não autorizados devem fazer a solicitação de devolução pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. Não é necessário enviar documentos — basta informar se reconhece ou não a cobrança.

Caso não haja comprovação por parte da entidade, o valor será devolvido ao beneficiário após repasse do montante ao INSS.

Atendimento presencial nos Correios

A partir do dia 30 de maio, os segurados poderão consultar possíveis descontos indevidos também em 4.730 agências próprias dos Correios. A medida busca facilitar o acesso ao serviço para pessoas com pouca familiaridade digital.

Após a consulta, o cidadão terá até 15 dias úteis para aguardar resposta da entidade e poderá retornar à agência para validar ou contestar a resposta.

Canais de atendimento e cuidados com golpes

O telefone 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O INSS não entra em contato por telefone, e-mail, SMS ou WhatsApp. As notificações são feitas exclusivamente pelo aplicativo oficial Meu INSS. Em caso de dúvida, o ideal é consultar fontes oficiais como gov.br/inss.

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