Brasil

Onda de calor dará lugar a frente fria com temporais a partir do fim de semana

Temperaturas acima da média devem persistir até sábado; chuva forte, vento e queda nos termômetros são esperados para São Paulo e outras regiões do Sudeste

Depois de uma sequência de dias marcados por calor intenso em várias regiões do Brasil, uma mudança de tempo significativa é esperada a partir do fim de semana. De acordo com institutos meteorológicos, a onda de calor que atinge estados como São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e outras parte do Norte ficará em evidência até sábado (20). A partir de domingo, uma frente fria avançará sobre essas áreas, provocando temporais, queda de temperatura, aumento da umidade e risco de rajadas de vento fortes e até granizo em locais isolados.

Onda de calor dará lugar a frente fria com temporais a partir do fim de semana
Temperaturas acima da média devem persistir até sábado; chuva forte, vento e queda nos termômetros são esperados para São Paulo e outras regiões do Sudeste(Paulo Pinto – Agência Brasil)

Em São Paulo capital e região metropolitana, os termômetros devem despencar após o domingo, com máximas que poderão ficar abaixo dos 18 °C e mínimas em torno de 14-15 °C, principalmente à noite e nas madrugadas. A instabilidade deverá provocar pancadas de chuva bastante fortes, raios e vento localizado, com possibilidade de tempestades.

No interior paulista, a frente fria deverá causar efeitos parecidos: calor ainda significativo nos próximos dias, mas com mudança abrupta do tempo no domingo e início de semana, com chuvas moderadas a fortes, ventos e queda acentuada da temperatura. Regiões costeiras e áreas próximas ao litoral podem experimentar maior nebulosidade antes da instabilidade, com possibilidade de ventos marítimos mais intensos.

As autoridades recomendam atenção redobrada, especialmente para possíveis alagamentos em áreas baixas, deslizamentos em encostas e riscos causados por ventos fortes. Quem puder, deve evitar sair em momentos de tempestade intensa, assegurar telhados e objetos soltos, e acompanhar alertas meteorológicos locais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deve divulgar avisos caso condições mais severas se confirmem para regiões específicas.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios