Parceria do Estado com Empresas trará espaço de inovação
Por Flávia Albuquerque
- Terceiro mandato de Lula já acumula R$ 50 milhões em despesas com viagens ao exteriorCom 24 países visitados em pouco mais de dois anos, despesas do governo com hospedagem e logística da comitiva ultrapassam a marca de R$ 50 milhões, segundo dados oficiais
- BB torna-se primeiro banco a adotar IA generativa no gerenciador de finanças pessoaisPlataforma “Minhas Finanças” passa a oferecer recomendações com base em IA, fortalecendo educação financeira e open finance
- Moraes decreta cumprimento imediato da pena de 10 anos de prisão e aciona extradição de Carla ZambelliMinistro do STF converte prisão preventiva em definitiva, comunica cassação à Câmara e aciona processo de extradição da deputada, que está na Itália
- 49,2% dos brasileiros veem Haddad politicamente mais fraco, aponta pesquisa AtlasIntelPesquisa revela que 49,2% percebem enfraquecimento político do ministro da Fazenda desde o início do governo Lula
- Vídeo: Explosão em posto de combustíveis, no Rio, mata motorista e fere frentistaCilindro de GNV rompe durante abastecimento na Praça da Cruz Vermelha; motorista morre e frentista está em estado grave

O governo do estado de São Paulo vai abrir o campus do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para as empresas instalarem seus próprios centros de inovação ou participarem dos Hubs, com o envolvimento de startups, clientes fornecedores , universidades, centros de pesquisa, investidores, pesquisadores e órgãos de governo em um mesmo ambiente. O projeto denominado IPT Open Experience foi lançado hoje (31) com a meta de gerar novos produtos e soluções inovadoras por meio da parceria público privada.
Podem participar empresas de todos os portes e setores econômicos que necessitem de soluções com alta intensidade tecnológica. Essa é a primeira fase do projeto Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (CITI) e vai funcionar com centros de P&D, onde as empresas poderão criar centros de pesquisa aplicada próprios e Hubs de inovação, ambiente criado para solucionar desafios tecnológicos.
“O IPT Open é exatamente a valorização de uma instituição que tem 120 anos mas cada vez mais moderna mais nova e mais transformadora. Queremos que São Paulo tenha o padrão internacional, porque temos que pensar que nossos competidores estão fora do Brasil. São Paulo tem que estar inserido no contexto da disputa internacional. Nós queremos evoluir na tecnologia e atrair o setor privado com confiabilidade, boas propostas, transparência”, disse o governador João Doria durante a cerimônia de lançamento.
Na oportunidade, Doria assinou ainda uma parceria entre o IPT, o Fórum Econômico Mundial e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia e com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para iniciar em agosto a implementação de um projeto-piloto para a adoção de tecnologias da quarta revolução industrial em pequenas e médias empresas para aumento de produtividade.
O secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, disse que o governo federal está apoiando o IPT Open de várias maneiras, principalmente dando todo o estímulo à diversidade. Segundo ele, os grandes centros de inovação de São Paulo sempre foram grandes centros de diversidade de culturas, pessoas e centros comerciais.
“Essa mistura do diferente que potencializa a inovação e trazer centros de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas para um centro como esse que é referência em pesquisas tecnológica vai gerar uma nova explosão de inovação para São Paulo e para o Brasil “, disse o secretário.