Nova estação do Metrô receberá 12 mil passageiros por dia

- São Paulo impõe quarta derrota seguida ao Fluminense com domínio e vitória por 3 a 1Tricolor paulista alcança a terceira vitória consecutiva no Brasileirão, consolida recuperação na tabela e expõe crise ofensiva do rival carioca
- Ato na USP reúne sociedade civil em defesa da soberania nacional diante do tarifaço dos EUASalão Nobre da Faculdade de Direito da USP foi palco de protesto contra as tarifas de 50% anunciadas por Trump, com manifesto publicado por cerca de mil pessoas
- Asteroide gigante passará perto da Terra no fim de julho, diz NasaObjeto com 64 metros de diâmetro chegará a menos de 700 mil km do planeta no dia 28; agência afirma que não há risco de impacto
- Homem é flagrado por câmera ao atacar ônibus com bloco de concreto na Zona Sul de SPCâmera flagra momento em que homem arremessa concreto contra ônibus na Avenida Cupecê; ataques a coletivos somam mais de 500 casos desde junho em SP
- Lula compara Bolsonaro a “traidor de Tiradentes” em discurso sobre tarifações com os EUADurante evento do Novo PAC em Osasco (SP), presidente acusa Bolsonaro e Eduardo de traírem o país ao pedir tarifaço com Donald Trump
O Governador João Doria e o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, entregaram nesta segunda-feira (26), a Estação Jardim Planalto da Linha 15-Prata do Metrô. A estação deve receber 12 mil passageiros por dia e vai facilitar o deslocamento dos moradores da região de Sapopemba, na zona leste, até a Vila Madalena, na zona oeste, por meio da integração com a Linha 2-Verde.
“A Linha 15-Prata tem uma nova estação, a Jardim Planalto sendo inaugurada e colocada em condições de uso pela população já a partir de hoje. Isso representou compromisso com a zona Leste da capital”, declarou o Governador.
Localizada na altura do número 10.000 da avenida Sapopemba, a estação do monotrilho funcionará de domingo a sexta-feira das 4h40 à 0h e aos sábados das 4h40 à 1h do dia seguinte. A abertura da estação, a 85ª da rede de metrô, acrescenta um trecho de 1,1 km à malha metroviária da cidade, que agora tem 97,2 km de extensão em seis diferentes linhas.
“A inauguração da Estação Jardim Planalto hoje é fruto do esforço da gestão do Governador João Doria de não deixar nenhuma obra paralisada no Estado. Retomamos a construção dessa e de outras três estações em 22 de abril e hoje temos a honra de entregá-la aos trabalhadores da zona Leste. Além disso, demos início, neste ano também, à construção da Estação Jardim Colonial, programada para 2021”, disse Baldy.
Construída pelo Metrô, a nova estação é totalmente adequada para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Há duas entradas acessíveis, uma em cada lado da via, para facilitar a chegada à estação que está no canteiro central a 16 metros de altura. Essa é uma característica do padrão arquitetônico da Linha 15, que permite um visual mais leve, com a menor interferência possível na paisagem local.
São 6,4 mil m² de área construída, três elevadores, nove escadas rolantes e três fixas, além de banheiros públicos acessíveis. A plataforma é central, com 90 metros de comprimento e portas automáticas de segurança. A integração da estação com as bicicletas também foi pensada, com a construção de dois bicicletários, um em cada acesso, que podem receber até 80 bikes.
O acabamento da estação foi feito em concreto aparente e aço, com aberturas que garantem ventilação e iluminação ao natural, nos três diferentes pavimentos: acesso, mezanino e plataforma, que é coberta com estrutura metálica em forma de arco. O revestimento dos pisos é de granito e as paredes internas têm pastilhas cerâmicas e fechamento em vidro.
Linha 15-Prata
Construída pelo Metrô de São Paulo, a Linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos de São Paulo, reduzindo em 50% o tempo de deslocamento entre a região do Iguatemi (estação Jardim Colonial) ao centro. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.
A implantação dessa linha tem o custo de R$ 5,4 bilhões, em investimentos exclusivos do Governo do Estado, compreendendo a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial (antiga Iguatemi), além do Pátio de Manutenção Oratório, a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e também de três novos terminais de ônibus já entregues na região da Vila Prudente.
Até o fim deste ano entrarão em funcionamento mais 4 km, com a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a estação Jardim Colonial será entregue em 2021. Quando pronta, de Vila Prudente a Jardim Colonial, a linha atenderá a mais de 400 mil pessoas por dia.
*Conteúdo do Governo do Estado de SP