Holocausto é lembrado hoje em cerimônia

- Moraes mantém restrições a Bolsonaro e nega acesso irrestrito de filhos à residênciaMinistro do STF rejeita pedido da defesa e reforça regras da prisão domiciliar por razões de saúde
- Policial Militar de folga intervém em assalto e mata vítima e bandido no Butantã, em SPCaso é investigado pela Polícia Civil e Corregedoria da Polícia Militar
- Enel abre inscrições para curso gratuito de eletricista em São PauloFormação profissional terá início em maio e busca suprir demanda por mão de obra qualificada no setor elétrico
- São Paulo oferece curso gratuito para motociclistas profissionais e facilita regularizaçãoPrograma “Mão na Roda” garante capacitação sem custos e amplia acesso à formalização no estado
- Justiça italiana autoriza extradição de Carla Zambelli para o BrasilEx-deputada está presa em Roma desde 2025 e defesa anuncia recurso contra decisão
- TSE torna Cláudio Castro inelegível por 8 anos após julgamento sobre eleições de 2022Decisão da Corte aponta abuso de poder político e econômico; ex-governador já havia renunciado ao cargo
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto será celebrado neste domingo (26) na Sinagoga Etz Chaim da Congregação Israelita Paulista (CIP), na região central da capital. O dia 27 de janeiro é a data em que as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros do Campo de Concentração de Auschwitz, na Alemanha. Neste ano, são lembrados os 75 anos da interrupção do extermínio no maior dos centros de morte do regime nazista.
Na cerimônia, sobreviventes, líderes religiosos e autoridades acenderão seis velas. Será feita ainda uma homenagem à sobrevivente do holocausto Rachela Gotthilf z’l, que teve a mãe e os avós assassinados pelos nazistas e morreu no ano passado.
O ator Sergio Mamberti receberá uma placa pelo conjunto da sua obra artística. Ele estreia no fim do mês a peça O Ovo de Ouro que trata do conflito dos prisioneiros dos campos de concentração que eram obrigados a auxiliar os soldados nazistas.
O hall da sinagoga vai receber uma exposição de trabalhos feitos por adolescentes que cumprem medida de internação no Centro Socioeducativo de Uberaba. Os jovens fizeram releituras de poemas e pinturas da época do holocausto.
O evento é organizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e pela CIP, com apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo. A cerimônia começa às 18h30 na Rua Antônio Carlos, 653, na Consolação.
Memória
O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto foi instituído em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O regime nazista assassinou cerca de seis milhões de judeus. Mas também foram vítimas da política extermínio ciganos, homossexuais e comunistas. Pelo campo de Auschwitz, passaram mais de 1 milhão das vítimas do regime.
Os nazistas chegaram ao poder na Alemanha em 1933, sob o comando de Adolf Hitler. A partir de um nacionalismo exacerbado, foram instauradas políticas de cunho racista de perseguição a minorias étnicas, especialmente os judeus. O regime alemão se aproximou de outros países que, à época, estavam sob o domínio de ideologias semelhantes para desencadear a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945. Foi durante esse período que os campos de concentração fizeram a maior parte de suas vítimas.
Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil







