INSS: vítimas de descontos indevidos lotam agências dos Correios
Atendimento presencial em agências permite contestar descontos indevidos em benefícios previdenciários; governo promete ressarcimento até o fim do ano
Mais de 60 mil vítimas de fraude no INSS são atendidas nos Correios
Na última sexta-feira (30), os Correios iniciaram o atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus benefícios. Em apenas um dia, mais de 60 mil pessoas foram atendidas nas mais de 5 mil agências da estatal em todo o país.

O serviço permite que os beneficiários consultem e contestem descontos irregulares realizados por entidades associativas desde 2019. Caso seja confirmado o desconto indevido, é possível acompanhar o resultado da contestação diretamente nas agências.
O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o final do ano. O pagamento será garantido pelo Orçamento de 2025, com a expectativa de que os cofres públicos sejam compensados por meio dos recursos obtidos a partir dos bloqueios cautelares feitos nas 12 entidades suspeitas.
Apesar da grande procura, o primeiro dia de atendimento enfrentou instabilidades no sistema devido à sobrecarga de acessos. Segundo os Correios, a situação foi normalizada após cerca de uma hora.
O atendimento presencial é gratuito e prioriza aposentados e pensionistas, especialmente aqueles com dificuldades no uso de plataformas digitais. O INSS deve divulgar um balanço do primeiro ciclo de consultas em 4 de junho.