Defesa Civil alerta para chuva forte e vento hoje e amanhã

- Corpus Christi em São Paulo: Confira a programação completa e o que fazer na capitalDa 34ª Marcha para Jesus a shows e exposições em centros culturais; veja como aproveitar o feriado prolongado na cidade
- Corpus Christi: Rodovias de SP devem receber 20 milhões de veículos; veja melhores horários para viajarRodízio municipal será suspenso enquanto concessionárias montam operações especiais rumo ao litoral e interior paulista
- Homem morre após ser baleado durante abordagem policial na Zona Leste de São PauloCaso ocorreu após suspeito tomar a arma de um policial; Departamento de Homicídios investiga as circunstâncias da ocorrência
- São Paulo ultrapassa 400 km de lentidão com trânsito carregado na Zona Oeste e Zona SulMonitoramento da CET aponta que vias do lado oeste da capital concentram o maior índice de congestionamento nesta terça-feira
- Rodízio em São Paulo: veículos com placas finais 3 e 4 não podem circular nesta terça-feira (2)Restrição vale nos horários de pico e abrange toda a área do centro expandido da capital paulista
A Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou hoje para o risco de ocorrer chuva intensa, com ventos fortes, hoje (27) e amanhã (28). A previsão, válida para regiões diversas do Estado, indica a passagem de uma frente fria que, somada ao calor, favorecerá a condição para precipitação de intensidade forte, acompanhada por raios e rajadas de ventos.
O risco é maior em 11 regiões, onde estão previstas chuvas de até 75 milímetros. Segundo o órgão do Governo do Estado, estão incluídas nesse alerta a Região Metropolitana de São Paulo, a Baixada Santista, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Araraquara, Franca e Itapeva. Já em Registro, São José dos Campos, Presidente Prudente e no Litoral Norte pode chover até 50 milímetros.

(Arquivo/Nivaldo Lima/SP AGORA)
Em casos de emergência, a recomendação é para que o morador chame os Bombeiros (193), a Polícia Militar (190) e a Defesa Civil (199). Se houver raios, o indicado é permanecer em locais fechados e evitar áreas abertas, como terrenos ou praias.
Se estiver dentro de casa, durante a tempestade procure ficar distante de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como TVs, geladeiras e fogões. Fique distante também de janelas, tomadas, torneiras, canos elétricos e evite tomar banho.
Previsão do tempo e risco de queda de árvore
A quarta-feira (27) começa com sol e temperaturas em elevação, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O termômetros oscilam durante o dia entre a mínima de 18°C e a máxima podendo superar 30ºC. Vai ser a partir da tarde e começo da noite que áreas de instabilidade, associadas com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, provocam pancadas de chuva com intensidade variando de moderada a forte.
O CGE faz um alerta, em função da possibilidade de chuva e vento fortes, para o risco de queda de árvores. O órgão chama a atenção ainda para o solo encharcado e a continuidade das chuvas, principalmente na quinta-feira, elevam o potencial para formação de alagamentos e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Para amanhã (28), a propagação do sistema frontal pelo oceano organiza as áreas de instabilidade sobre o Estado de São Paulo, o que deixa o tempo instável com chuvas que devem se alternar com períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 17ºC e máximas que não devem superar os 23ºC.
Alertas no celular e na TV
A Defesa Civil do Estado envia alertas gratuitamente por SMS com informações em tempo real sobre chuvas fortes e alagamentos. Basta cadastrar o número enviando seu CEP para 40199. É possível acompanhar avisos de ocorrências também pelo perfil @defesacivilsp no Twitter.
Clientes de TV por assinatura recebem mensagens de alertas de desastres naturais, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo. As mensagens aparecem em formato de um pop-up (imagem sobreposta à tela) com tempo de exposição de 10 segundos. Não é necessário se cadastrar para receber as notificações de emergência pela TV paga. Há opção de o assinante fechar o pop-up se desejar.
*Com informações do Governo do Estado de SP e do CGE







