Especialistas discutem a gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é tema de dois eventos nesta semana, em São Paulo. Organizados pelo Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (SOGIA-BR), o “VII Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas” e o “XV Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência” têm como tema principal a prevenção da gravidez na adolescência, focando em diferentes formatos e na orientação de métodos contraceptivos seguros para esta faixa etária.
O cuidado com a saúde sexual na de menores é motivo de preocupação entre profissionais e especialistas na área, principalmente em relação à abordagem clínica. Este atendimento médico possui uma série de peculiaridades e cuida-se para que o processo seja feito de forma ética e, acima de tudo, confortável ao paciente.
A programação do evento contará com a presença de importantes nomes da medicina ginecológica e pediátrica, e promoverá palestras e debates sobre como melhorar o atendimento à saúde de crianças e adolescentes, garantindo seus direitos sexuais.
De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem índice de gravidez na adolescência acima da média latino-americana. Os números da OMS apontam que a cada mil brasileiras entre 15 e 16 anos, 68,4 ficaram grávidas e deram a luz.
- CPTM: greve paralisa linhas 11, 12 e 13 nesta terça-feira (4) em São Paulo
- Rodízio de veículos é suspenso em São Paulo devido a greve da CPTM
- Sol forte e tempo seco marcam a previsão para esta terça-feira (4) em São Paulo
- Palmeiras goleia o Fortaleza e abre larga vantagem nas oitavas da Copa do Brasil
- Tempo em São Paulo: segunda-feira (3) terá sol entre nuvens e temperaturas de até 27°C
A médica Albertina Duarte Takiuti, mestre e doutora em Ginecologia e Coordenadora do premiado Programa “Saúde da Adolescente”, da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, faz parte da presidência do SOGIA e da organização do congresso. Para ela, a discussão de meios de implementação de políticas públicas específicas para este público e iniciativas para conscientização do uso do preservativo, são fundamentais para que haja a diminuição da gravidez precoce. “Além da prevenção, precisamos levar em consideração as condições emocionais do paciente e cuidar para que o atendimento neste processo não seja traumático”, explica a médica.
O “VII Seminário Internacional de Boas Práticas em Saúde do Adolescente nas Américas” e o “XV Congresso Brasileiro de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência” são realizados nos dias 10 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções Rebouças, em Pinheiros, São Paulo. O evento irá premiar o melhor trabalho científico apresentado no congresso e, também, irá conferir um Título de Qualificação em Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência.
A doutora Albertina Duarte Takiuti esteve no evento no dia 10 de dezembro a partir das 11hs da manhã e falou sobre o tema “Como implantar serviços de atendimento aos adolescentes”.







