Protestos em defesa da Amazônia reúne ativistas e artistas
Por Vinícius Lisboa

- Parques de São Paulo terão programação gratuita especial no feriado de Corpus ChristiOficinas, trilhas, exposições e atividades ambientais fazem parte das atrações em diversas regiões do estado
- Corpus Christi em São Paulo: Confira a programação completa e o que fazer na capitalDa 34ª Marcha para Jesus a shows e exposições em centros culturais; veja como aproveitar o feriado prolongado na cidade
- Corpus Christi: Rodovias de SP devem receber 20 milhões de veículos; veja melhores horários para viajarRodízio municipal será suspenso enquanto concessionárias montam operações especiais rumo ao litoral e interior paulista
- Homem morre após ser baleado durante abordagem policial na Zona Leste de São PauloCaso ocorreu após suspeito tomar a arma de um policial; Departamento de Homicídios investiga as circunstâncias da ocorrência
- São Paulo ultrapassa 400 km de lentidão com trânsito carregado na Zona Oeste e Zona SulMonitoramento da CET aponta que vias do lado oeste da capital concentram o maior índice de congestionamento nesta terça-feira
Manifestantes se reuniram na tarde de hoje (25) na Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, para pedir o combate ao desmatamento e às queimadas na Floresta Amazônica.
O ato contou com a presença de organizações não-governamentais, ativistas, políticos e artistas como os cantores Caetano Veloso, Criolo e Tereza Cristina. O protesto percorreu a pista da Avenida Vieira Souto junto à orla, em direção ao Jardim de Alah.
Os manifestantes cantaram clássicos da música popular brasileira e ergueram cartazes com dizeres como “Não queimem o nosso futuro” e “A Amazônia não aguenta mais”.
Entre os manifestantes havia crianças, idosos, jovens e adultos, e o ato transcorreu com tranquilidade. Não houve impacto no trânsito, já que a pista da Avenida Vieira Souto é fechada como espaço de lazer todos os domingos.
Na última sexta-feira, mais protestos contra o desmatamento levaram manifestantes a diversas cidades brasileiras, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília .
Os incêndios na Amazônia chamaram a atenção da comunidade internacional nesta semana e foram discutidos na Cúpula do G7, que reuniu os chefes de Estado de Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Itália e Canadá. Anfitrião do encontro, o francês Emmanuel Macron, declarou neste domingo que é necessário ajudar os países da Amazônia a combater os incêndios o mais rápido possível.
Na última sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) autorizando o emprego das Forças Armadas no combate aos incêndios. O envio dos militares dependerá da solicitação de cada governador da região, que inclui os estados de Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão. Entre esses estados, apenas Maranhão e Amapá ainda não requisitaram o apoio federal.
*Com informações da Agência Brasil








