São Paulo

PF cumpre cinco ordens de prisão no caso do MEC

A Polícia Federal confirmou, na manhã de hoje (22), que a Justiça determinou a prisão de cinco pessoas suspeitas de envolvimento no caso de tráfico de influência e corrupção no Ministério da Educação durante o Governo de Jair Bolsonaro. Segundo a Folha de S. Paulo, o ex-ministro Milton Ribeiro é um dos presos.

A ação, batizada de “Acesso Pago”, foi deflagrada nas primeiras horas da manhã. O objetivo da investigação, que corre sob sigilo, é apurar crimes na liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, vinculado ao Ministério da Educação.

“Com base em documentos, depoimentos e Relatório Final da Investigação Preliminar Sumária da Controladoria-Geral da União, reunidos em inquérito policial, foram identificados possíveis indícios de prática criminosa para a liberação das verbas públicas”, diz nota da PF.

Milton Ribeiro, homem de pele clara, assina um documento sobre uma mesa que contém o brazão da República estampado na frente. Enquanto isso, Jair Bolsonaro, homem de pele clara, sorri e faz sinal de jóia ao fundo.
Jair Bolsonaro, Presidente da República, e Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação (Clauber Cleber Caetano/PR)

Ao todo, a PF cumpre 13 mandados de busca e apreensão, além das cinco prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

“Outas medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas”, reforça.

O crime de tráfico de influência tem pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses).

Deixe um comentário

Antes de comentar

Mantenha o respeito e contribua para uma discussão saudável. Comentários com ofensas, discurso de ódio, ameaças, spam ou conteúdo ilegal poderão ser removidos.

Ao enviar seu comentário, você concorda com as regras de participação do São Paulo Agora.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.
Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios