Lula rebate Trump: “Mentira dizer que Brasil é mau parceiro comercial”
No Nordeste, o presidente critica os ataques de Donald Trump e reafirma autonomia do Brasil diante das pressões comerciais
Durante evento em Recife (PE), na tarde desta quinta-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu com firmeza às declarações recentes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que classificou o Brasil como um “péssimo parceiro comercial”. Lula chamou a afirmação de “mentira” e declarou que “o Brasil é bom, só não vai ficar de joelho para o governo americano.”

O presidente brasileiro ressaltou que a alegação de prejuízo no comércio bilateral é infundada. Ele destacou que, nos últimos 15 anos, os Estados Unidos lucraram cerca de US$ 410 bilhões nas trocas comerciais com o Brasil. “Ele disse que tinha prejuízo no comércio com o Brasil. Ele só tem lucro”, afirmou Lula como forma de rebater as críticas.
Além de defender o histórico comercial do país, o presidente enfatizou a independência do Brasil. “Nós estamos com vontade de negociar”, completou, ao mesmo tempo em que rejeitou submissão diante das pressões dos EUA.
O episódio ocorre em meio ao chamado “tarifaço” de Trump, com a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificadas por ele como retaliação ao processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula classificou essas ações como politização do comércio e reafirmou a soberania brasileira, buscando diálogo com outros parceiros, principalmente entre os países do BRICS.







