Quem é Sidney Oliveira, fundador da Ultrafarma preso em operação do MP-SP
Empresário de 71 anos, criador da rede de farmácias populares, foi detido por suspeita de integrar esquema bilionário envolvendo auditores fiscais
Sidney Oliveira, de 71 anos, é o fundador da rede de farmácias Ultrafarma, criada em 2000 em São Paulo com foco em medicamentos genéricos a preços baixos. Nascido em 1953 em Nova Olímpia (PR), começou a trabalhar ainda criança em uma farmácia local e fundou inicialmente uma pequena rede no Paraná antes de se mudar à capital paulista e criar a Ultrafarma — que, com forte presença na TV e lojas físicas e virtuais, se tornou referência entre consumidores de classes C e D.

Conhecido por sua figura pública — por muitos anos estampou a marca pessoalmente em campanhas e chegou a ser apelidado de “rei das velhinhas” pelos clientes — Sidney também lançou uma linha de suplementos com seu nome e expandiu o negócio com franquias Ultrafarma Popular e farmácias “Sidney Oliveira”.
Nesta terça-feira (12), Sidney foi preso em sua casa no município de Santa Isabel, na Grande São Paulo, durante a Operação Ícaro, deflagrada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e o GEDEC. Ele é investigado por suposto envolvimento em um esquema de corrupção que teria movimentado mais de R$ 1 bilhão em propina, envolvendo auditores fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda. O esquema, segundo o MP, beneficiava empresas do varejo com decisões fiscais irregulares em troca de pagamentos mensais, por meio de empresas no nome de familiares dos servidores envolvidos.
Além de Sidney, foram presos o diretor estatutário da Fast Shop, Mário Otávio Gomes, e o auditor fiscal apontado como operador central do esquema. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências e sedes das empresas envolvidas.







