Política

Lula convoca esquerda para se mobilizar e aumentar bancada no Congresso em 2026

Presidente alerta que, mesmo elegendo presidente cinco vezes, partidos de esquerda têm poucos deputados e senadores, e traça metas para fortalecer representatividade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo à militância de esquerda nesta quinta-feira (17), durante o 60º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune), em Goiânia, afirmando que a região precisa se organizar com urgência para eleger mais deputados e senadores em 2026. Ele ressaltou que, apesar de ter levado candidatos ao Planalto ao triunfo por cinco vezes, o grupo progressista detém apenas cerca de 140 dos 513 deputados e 12 dos 81 senadores, insuficiente para aprovar medidas importantes no Congresso.

Lula convoca esquerda para se mobilizar e aumentar bancada no Congresso em 2026
Presidente alerta que, mesmo elegendo presidente cinco vezes, partidos de esquerda têm poucos deputados e senadores, e traça metas para fortalecer representatividade(Reprodução-YouTube @canalgov)

Em seu discurso, Lula questionou se o partido e seus aliados estão sendo de fato compreendidos pelo eleitorado. “Vocês precisam lembrar que a esquerda toda que está aqui não tem mais que 140 deputados […] e temos que ter 12 senadores em 81. E para aprovar algo, precisa ter pelo menos metade”, destacou, propondo a criação de metas concretas sobre quantos parlamentares devem ser eleitos em 2026.

O presidente citou partidos como PT, PCdoB e PSB, colocando o desafio de ampliar a bancada como prioridade estratégica. “Logo, logo estaremos em ano eleitoral e precisamos saber com quantos deputados e senadores queremos sair quando abrir as urnas”, disse, enfatizando a necessidade de repensar as táticas de campanha.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios