Presídios de São Paulo terão sistema antidrone

- Dicas para encontrar trabalho remoto em tecnologiaDescubra dicas para encontrar vagas de trabalho remoto em tecnologia e transforme sua carreira! Não perca essas estratégias valiosas que podem mudar sua vida.
- Governo de SP e Defensoria Pública avançam em acordo sobre uso de câmeras pela PM após terceira audiência no STFApós impasses, partes sinalizam consenso sobre gravação automática e abrangência do uso de câmeras corporais por policiais militares
- Mulher é sequestrada nos Jardins e libertada em Taboão da SerraVítima de 48 anos foi rendida por criminosos enquanto entrava no carro; bandidos tentaram realizar transferências bancárias antes de abandoná-la na Grande SP
- Palmeiras encanta e se classifica com autoridade na LibertadoresCom gols de Estêvão e Vitor Roque, Verdão mantém 100% de aproveitamento e lidera Grupo G com folga
- Banco Central eleva Selic para 14,75%, maior nível desde 2006
Presídios do Estado de São Paulo vão contar com um sistema inédito na América Latina para combater drones que se aproximam do espaço aéreo das unidades prisionais. No mundo todo, segundo o Governo do Estado, cerca de 40 prisões têm o sistema em funcionamento.
“É um drone que neutraliza outros drones que possam ser utilizados por facções criminosas para portar drogas ou armas sobre os presídios de São Paulo. É o primeiro equipamento antidrone do Brasil”, disse o governador do Estado, João Doria.
Leia também
A inovação conta com um sistema de detecção da Techshield/Dedrone, que combina detecção de frequências e ondas de rádios, áudio e sensor óptico. Após a localização e confirmação do drone invasor, entra em ação o sistema do antidrone, que embaralha a comunicação entre o equipamento clandestino e seu operador.
O operador do sistema antidrone pode escolher entre forçar a aterrissagem do drone invasor, retorno do aparelho suspeito à base de origem ou até sua destruição, mantendo-o suspenso em voo até o esgotamento completo da bateria, o que leva à queda do equipamento. Após treinamento, o sistema será operado pelos agentes da Administração Penitenciária.
As unidades que serão cobertas pelo serviço antidrone estão localizadas na Grande São Paulo. Outras informações serão mantidas em sigilo por razões de segurança.
Ao anunciar o sistema antidrone, o Estado também entregou à Polícia Militar 100 drones e 100 bicicletas elétricas.

*Com informações do Governo do Estado de São Paulo