Celulares de São Paulo e 16 estados devem ser recadastrados
Por Heloisa Cristaldo

- Receita abre nesta sexta consulta ao maior lote de restituição do IRMais de 6,2 milhões de contribuintes terão acesso a R$ 11 bilhões; pagamento será em 30 de maio
- TSE cancela mais de 5 milhões de títulos por ausência nas eleiçõesTSE inicia cancelamento de títulos de eleitores que não votaram, justificaram ou pagaram multas nas últimas três eleições
- Fiocruz lança ferramenta gratuita para monitorar marketing de substitutos do leite maternoApresentada na Assembleia Mundial da Saúde, tecnologia de código aberto visa proteger o aleitamento materno de práticas comerciais abusivas
- Ex-chefe da FAB confirma que general alertou Bolsonaro sobre prisãoBaptista Júnior relata que Freire Gomes advertiu o então presidente sobre consequências legais caso insistisse em plano golpista
- Fim da reeleição não impede Lula de disputar eleições em 2026PEC aprovada na CCJ do Senado prevê novas regras a partir de 2030; presidente poderá concorrer normalmente no próximo pleito
Titulares de linha telefônica pré-paga em 17 estados têm até a próxima segunda-feira (18) para recadastrar e atualizar seus dados, sob risco de ficarem com o serviço bloqueado. A medida faz parte do projeto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a criação do cadastro nacional de usuários dos serviços de telefonia celular pré-paga.
A exigência vale para os moradores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e São Paulo. Os demais estados e o Distrito Federal já concluíram essa etapa de recadastramento.
Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago.
Segundo a agência reguladora, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
Recadastramento
Os usuários de pacotes pré-pagos serão acionados pelas operadoras por canais como mensagem de texto, ligações ou pop ups em sites. O procedimento é aplicado apenas aos usuários com pendências cadastrais. As operadoras também disponibilizaram canais de atendimento para fornecer mais informações sobre o recadastramento, como páginas específicas nos sites e números.
Pessoas que tiverem a linha pré-paga bloqueada poderão atualizar os dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento disponíveis, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet. Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.
Para evitar fraudes, os usuários podem confirmar se o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada.
Confira os números utilizados pelas prestadoras para envio das mensagens:

Cadastro pré-pago – Anatel
Em caso de dúvidas, os titulares de linhas pré-pagas podem entrar em contato com as operadoras pelos seguintes canais:
Operadora | Endereço eletrônico | Central de atendimento |
Claro | https://www.claro.com.br/institucional/regulatorio/cadastro-pre | 1052 |
Tim | https://www.tim.com.br/sp/para-voce/projeto-cadastro-pre | 1056 |
Vivo | https://www.vivo.com.br/para-voce/ajuda/duvidas/celular/vivo-pre/recadastro-pre-pago | 1058 |
Oi | https://www.oi.com.br/celular/pre-pago/atualizar-cadastro | 1057 |
Algar | https://www.algartelecom.com.br/para-voce/atendimento/comunicados?comunicadosCelular-0 | 1055 |
Sercomtel | https://www.sercomtel.com.br/cadastro-pre-pago/ | 1051 |
Fonte: Anatel