Polícia Civil fecha laboratório clandestino de remédios para emagrecer no ABC Paulista
Denúncias anônimas levam à descoberta de fabricação ilegal de tirzepatida em condomínio comercial de Santo André
A Polícia Civil de São Paulo encerrou na quarta-feira, 30 de julho de 2025, um laboratório clandestino responsável por fabricar remédios para emagrecimento em um condomínio comercial no bairro Jardim, em Santo André, região do ABC Paulista. A ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada ao 4º Distrito Policial, que apontava indícios de manipulação irregular de substâncias para manipulação clandestina.

Durante a operação, os agentes localizaram no local grande quantidade de insumos usados em medicamentos para tratar diabetes, além de centenas de seringas, canetas aplicadoras de insulina, ampolas, frascos, tubos e instruções para a manipulação das substâncias, bem como documentos com nomes de clientes. Nas embalagens, havia identificação de uma distribuidora farmacêutica americana licenciada pela Anvisa e outras agências reguladoras para fornecer tirzepatida, princípio ativo do medicamento Mounjaro, utilizado tanto no tratamento do diabetes tipo 2 quanto, fora da indicação médica, para emagrecimento.
A polícia suspeita que o material não aprovado no Brasil era, na verdade, importado do Paraguai, o que configura disparidade grave em relação à legislação sanitária nacional. Além dos insumos e embalagens, foram apreendidos três notebooks e cinco celulares, que serão analisados na investigação.
Um dos responsáveis pela empresa, um homem de 69 anos, foi preso em flagrante e levado ao 4º DP de Santo André. Ele foi autuado pelo crime de adulteração de produtos terapêuticos e medicinais. A Polícia Civil segue investigando a participação de outros envolvidos, bem como o caminho da distribuição dos produtos clandestinos.







