Estudantes de Heliópolis lançam livro em formato de cordel

Na zona Sul da capital, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Heliópolis publicaram um livro com textos em formato de cordel. A coletânea reúne técnicas de métrica e rima da tradicional literatura nacional, que recebe o título de Patrimônio Cultural do Brasil.
O projeto, idealizado pelo escritor PC Marciano, recebeu o apoio da Editora Gráfica de Heliópolis. Também Tem Cordel no Helipa foi lançado com o intuito de reunir obras dos autores da comunidade.
A publicação foi organizada pelo professor Fagner Araújo, que dá aulas de Literatura e Língua Portuguesa na unidade. Para ele, a iniciativa tem como objetivo estimular nos alunos o interesse pela escrita.
- Câmara aprova projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe
- Greve dos motoristas de ônibus em São Paulo é encerrada após acordo com pagamento do 13º
- Jair Bolsonaro precisa de duas cirurgias urgentes, dizem advogados
- Polícia Civil desmantela quadrilha especializada em roubos de motos na Grande São Paulo
- Gleisi Hoffmann anuncia voto do governo contra PL da Dosimetria e chama projeto de “grave retrocesso”
“Além de potencializar a criatividade, o projeto proporciona conhecimentos sobre o processo editorial e de publicação de um livro”, explica o docente.
Publicação
Com esta obra, os alunos da Etec de Heliópolis totalizam três publicações. As outras duas são Cidade do Sol – Prosa e Poesia e Sabor e Poesia, que aborda temas relacionados a lembranças de cheiros e comidas.
O professor ainda conta que a ideia de transformar textos dos alunos em livros surgiu naturalmente.
“O livro faz parte do nosso cotidiano e sempre há um talento escondido que já sonhou em um dia publicar seus textos. Então, decidimos apostar neste potencial e criar uma oportunidade para os jovens”, finaliza Fagner.
*Com informações do Governo do Estado de São Paulo







