Segundo ataque em menos 24h mata 10 pessoas nos EUA
- Dólar fecha estável a R$ 5,54, mas acumula alta de 2,26% na semanaMercado reage com cautela após anúncio de tarifas dos EUA; investidores realizam lucros e aguardam negociações diplomáticas
- Lula diz que governo tem apoio popular para enfrentar sanção de TrumpPresidente afirma que “o povo não aceita provocações” e destaca uso da Lei de Reciprocidade para reagir à sobretaxa americana
- Brasil retoma fabricação nacional de insulina após 20 anos de esperaCom transferência tecnológica da Índia via PDP, país produzirá 50 % da demanda de insulinas NPH e regular no SUS
- Mercado global de petróleo pode estar mais apertado do que aparenta, alerta IEAA Agência Internacional de Energia (IEA) avaliou que o mercado global de petróleo está “mais apertado do que parece”, mesmo com projeção de superaquecimento na oferta, segundo relatório divulgado nesta sexta-feira (11). A IEA estima que a produção mundial aumentará em cerca de 2,1 milhões de barris por dia (bpd) em 2025 – 300 mil bpd a …
- PSOL pede cassação de Eduardo Bolsonaro por articular tarifa dos EUA contra o BrasilPartido acusa deputado licenciado de quebra de decoro ao atuar nos EUA para pressionar STF e favorecer interesse estrangeiro
Um novo ataque a tiros deixou ao menos 10 mortos, incluindo o atirador, e 16 pessoas feridas na cidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos. O tiroteio ocorreu apenas algumas horas depois de um incidente semelhante em El Paso, no Texas, que resultou em 20 mortes.
“O atirador morreu. Há também outros nove mortos. Pelo menos outras 16 pessoas foram levadas para hospitais da área com lesões”, anunciou o Departamento de Polícia de Dayton. “Tínhamos agentes nas imediações quando começou este tiroteio, pudemos agir e dar fim a ele rapidamente”, acrescentou.
A polícia afirmou que o ataque começou por volta de 1h (horário local) e que o FBI (departamento federal de investigação dos Estados Unidos) está ajudando na investigação. O tiroteio ocorreu no bar Ned Peppers, a oeste do centro de Dayton. “Todo nosso pessoal está a salvo e nossos corações estão com todos os envolvidos enquanto verificamos as informações”, publicou o bar na sua conta do Instagram.
A polícia acredita que a ação foi conduzida por apenas um atirador e ainda não identificou o suspeito e os motivos do ataque. O tiroteio ocorreu num bairro histórico da cidade de 140 mil habitantes, onde estão localizados diversos bares, restaurantes e teatros. A região é considerada segura pelas autoridades.
“É um incidente muito trágico e estamos fazendo de tudo que podemos para investigar e tentar descobrir a motivação por trás disso”, afirmou o tenente-coronel da polícia, Matt Carper.
O porta-voz do hospital local de Miami Valley, Terrea Little, confirmou que a unidade estava atendendo 16 vítimas. Alguns vídeos e fotos foram divulgados nas últimas horas nas redes sociais, nos quais supostamente se vê o atirador e se escutam os disparos de um fuzil.
Ataque em El Paso
O ataque em Ohio ocorreu algumas horas depois de um jovem de 21 anos, identificado como Patrick Crusius, abrir fogo num supermercadoda rede Walmart, em El Paso, no Texas, deixando pelo menos 20 mortos e outros 26 feridos. Autoridades investigam a hipótese de o ataque ter sido um crime de ódio. Em um manifesto, o suspeito teria afirmado que a ação era uma resposta à suposta invasão latina no Texas.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, condenou o tiroteio em El Paso e disse que “não só foi trágico”, como também “um ato de covardia”. Em uma semana, já são três tiroteios nos Estados Unidos. No domingo passado, quatro pessoas morreram, incluindo o atirador, e 15 ficaram feridas, em Gilroy, Califórnia.
*Com informações das agências Brasil, Deutsche Welle e RTP.