Com balas de chumbo no corpo, Onça-parda é salva
Por Fabíola Sinimbu

- Rendimento médio dos brasileiros atinge recorde de R$ 3.270 no 4º trimestre de 2024Segundo o Dieese, valor é o mais alto já registrado, mas desigualdade segue sendo desafio.
- Homens armados roubam farmácia na Vila da Saúde, zona sul de São PauloTrio invade drogaria na noite de quinta (12), leva mercadorias e foge antes da chegada da PM; SSP-SP investiga.
- Futuro da tecnologia: O que esperar agora?Descubra o futuro da tecnologia e saiba o que esperar agora. Quais inovações vão mudar nossas vidas? Venha explorar as possibilidades incríveis!
- STF mantém, por unanimidade, condenação de mulher que escreveu “perdeu, mané” em estátua da JustiçaPrimeira Turma rejeita recurso de Débora Rodrigues, mantendo pena de 14 anos por participação nos atos de 8 de janeiro.
- Moraes determina que Meta envie dados de perfis atribuídos a Mauro Cid em caso sobre delaçãoDecisão atende pedido da defesa de Cid após reportagem apontar suposto vazamento de informações sigilosas da colaboração premiada
Uma onça-parda foi resgatada em Foz do Iguaçu, no Paraná, após ser encontrada desacordada na beira da estrada em situação precária, próximo à área de contenção do reservatório da hidrelétrica de Itaipu Binacional. De acordo com os veterinários, o animal foi vítima de atropelamento e tinha balas de chumbo pelo corpo, o que indica que foi alvejado por tiros há alguns meses.
Segundo o médico veterinário da equipe de Itaipu, Pedro Teles, especialista em animais silvestres, a onça encontrada é macho, com aproximadamente dois anos de idade e encontra-se na “fase de dispersão”, quando o animal se separa da mãe e precisa encontrar um território para se fixar. “Nessa idade é comum acontecer conflito com o homem, seja por atropelamento em rodovias, seja pela caça”, explica.
O resgate foi feito pela Polícia Ambiental do Paraná e a onça foi encaminhada para o hospital veterinário do Refúgio Bela Vista. Segundo Teles, o animal é da espécie Puma concolor, comum em todos os biomas brasileiros, e conhecida por nomes como suçuarana e onça-parda.
“O animal chegou até a gente em coma, sem precisar ter sido sedado, por isso já percebemos que ele havia sofrido um traumatismo craniano, ele também tinha um dos caninos fraturados e um corte no lábio que já mostrava que tinha batido com a cabeça”, conta.

Depois a equipe percebeu que a onça também tinha a pata traseira gravemente fraturada e mantinha mais de cinco projéteis de chumbo espalhados pelo corpo. “Os tiros já estavam cicatrizados, ou seja, ele havia sido alvejado há pelo menos 3 meses, e a gente só pôde perceber pela radiografia”, explica o veterinário.
Após tratamento intensivo, o animal saiu do coma e passou por uma cirurgia de mais de cinco horas para recuperar o fêmur traseiro, que recebeu 2 placas metálicas, um pino e 36 parafusos. A equipe do refúgio Bela Vista não sabia se a onça sobreviveria pela gravidade dos ferimentos, mas agora avalia uma readequação do espaço de confinamento, já que o animal começa a recuperar os movimentos.
Segundo Pedro Teles, a intenção é que o animal seja reintegrado à Mata Atlântica, na região em que foi encontrado, mas, para isso, precisará passar por mais avaliações. Também será necessária autorização dos órgãos ambientais competentes.
“Esse é um animal importante para o equilíbrio ecológico, por que é um dos animais responsáveis pelo controle de outras espécies como capivaras, quatis e cachorros do mato, além de ser um sinalizador de recuperação de áreas reflorestadas, como a que foi encontrado”, destaca.