Virada Inclusiva agita mais de 50 cidades no Estado
Por Bruno Bocchini

- Como montar uma ceia de Natal econômica sem perder a sofisticaçãoTrês segredos simples ajudam a criar uma mesa natalina bonita, saborosa e acessível, mesmo com orçamento apertado
- Justiça determina que Enel restabeleça energia em até 12 horas sob pena de multaApós ventania que afetou São Paulo, a concessionária Enel terá que garantir o fornecimento de energia em áreas críticas ou arcar com multa de R$ 200 mil por hora.
- Polícia Militar encontra imóvel usado como “casa bomba” em ItaquaquecetubaOperação da Polícia Militar, acionada após denúncia de sequestro, localizou milhares de porções de entorpecentes em imóvel usado por traficantes na cidade da Grande São Paulo
- Polícia Civil desmonta esquema milionário de roubo e desmanche de caminhões em SP e MGOperação Kratos apreende milhares de peças ilegais e identifica rede que atuava entre São Paulo e Poços de Caldas
- Pesquisa aponta que Lula ficaria atrás em todos os cenários de 2º turno nas eleições de 2026Levantamento mostra empate no 1º turno com principais adversários e alta rejeição ao governo federal
A 10ª edição da Virada Inclusiva terá mais de 300 atrações no estado de São Paulo até a próxima terça-feira (3), quando é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Os eventos ocorrerão em mais de 50 cidades do estado. Estão programadas atividades culturais, esportivas e de lazer.
Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, a virada tem o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e também de promover o debate sobre seus direitos culturais.
“Cada vez mais pessoas estão aderindo a causa da inclusão da pessoa com deficiência como um movimento de ressignificação da sociedade e de mudança de paradigma”, destacou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Célia Leão.
Na capital, a programação ficará concentrada no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital. O espaço contará com apresentações artísticas, culturais, grupos de cultura popular, rodas de conversa, palestras, mostra de artesanato e culinária.
No sábado (30) e domingo (1º) uma Arena Paralímpica estará aberta para a população no parque. A ideia da ação, realizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), é aproximar o paradesporto da sociedade. Haverá áreas específicas para experimentação sensorial das seguintes modalidades paralímpicas: basquete em cadeira de rodas, futebol de 5, atletismo, tênis de mesa e bocha.
Ainda no domingo, ocorre a caminhada A Paz É o Caminho: Caminhada pela Vida, atividade que terá como ponto de partida a Praça Cívica do Memorial da América Latina, na Zona Oeste, e o final no Parque da Água Branca.
Nas cidades do interior do estado, ações culturais inclusivas para pessoas com e sem deficiência ocorrerão em parques, ruas, praças, museus, teatros, salas, centros culturais, bibliotecas e outros espaços coletivos.
A programação completa pode ser vista no site do evento.







