Agressor de mulher terá que pagar custos médicos

- Após denúncia do SP Agora, Sabesp repara boca de lobo desnivelada na Freguesia do Ó
- Arroz cremoso e saboroso: receita rápida em uma panela com apenas 5 ingredientes!
- Feijão delicioso e cremoso feito em panela de pressão, rápido e fácil com ingredientes simples
- Fraude bilionária no INSS: governo prepara devolução de valores a mais de 4 milhões de beneficiários
- Doces de Leite Condensado Irresistíveis: Modo Rápido e Fácil, Tudo na Panela!
O agressor de violência doméstica terá que ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) os custos médicos e hospitalares com o atendimento à vítima de suas agressões. A Lei nº 11.340, que estabelece a responsabilização, sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18).
De acordo com o texto, “aquele que, por ação ou omissão, causar lesão, violência física, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial a mulher fica obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ao Sistema Único de Saúde (SUS)”. Os recursos arrecadados vão para o Fundo de Saúde do ente federado responsável pelas unidades de saúde que prestarem os serviços de atendimento à vítima de violência doméstica.
O documento diz ainda que os custos com o uso de casas de abrigo e de dispositivos eletrônicos de monitoramento também deverão ser ressarcidos pelo agressor. A portaria determina ainda que os bens da vítima de violência doméstica não podem ser usados pelo autor da agressão para o pagamento dos custos e nem como atenuante de pena ou comutação, de restrição de liberdade para pecuniária.
Segundo o projeto Relógios da Violência do Instituto Maria da Penha (IMP), a cada 7,2 segundos uma mulher sofre agressão física no Brasil.