Transferência de Lula para São Paulo é suspensa
Por André Richter
- Nova estação Sesc-Pompeia promete transformar acesso à Zona Oeste de São PauloParada da Linha 6-Laranja ficará próxima ao Allianz Parque, Sesc Pompeia e Shopping Bourbon, reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros
- Polícia Militar reforça policiamento nas marginais Tietê e Pinheiros em São PauloOperação mobiliza batalhões especializados para ampliar a segurança e combater crimes nos principais corredores viários da capital
- Frio continua em São Paulo nesta quarta-feira (24); veja a previsão do tempoCapital paulista terá manhã gelada, céu nublado e possibilidade de garoa em alguns períodos do dia
- Prefeitura de SP anuncia helicóptero inteligente com reconhecimento facial e leitura de placasNovo sistema aéreo integrado ao Smart Sampa promete ampliar o monitoramento da cidade e reforçar ações de segurança pública
- Metrô e CPTM terão operação especial para jogo do Brasil nesta quarta-feira (24)Transporte sobre trilhos será reforçado para atender aumento de passageiros antes e após a partida da Seleção Brasileira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) suspender a decisão da Justiça Federal que autorizou a transferência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o presídio de Tremembé, em São Paulo.
Seguindo voto do relator do caso, ministro Edson Fachin, a maioria do ministros decidiu que Lula deve continuar preso na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba até a decisão definitiva do caso pela Segunda Turma da Corte, colegiado responsável por julgar os casos da Operação Lava Jato.
Mais cedo, a defesa de Lula pediu ao STF para anular a decisão do juiz Paulo Eduardo de Almeida, da Justiça estadual de São Paulo, que determinou que o ex-presidente seja levado para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista, após a Justiça Federal do Paraná ter autorizado a transferência. Os advogados também queriam manter a prisão de Lula em uma sala especial da Polícia Federal (PF) em Curitiba, pedido que foi aceito liminarmente pela Corte. A liberdade de Lula também foi solicitada, mas não chegou a ser analisada pelo plenário.
O pedido de transferência foi feito pela PF. Segundo a corporação, a saída de Lula da carceragem da superintendência é necessária para reduzir gastos e uso de efetivo a fim de garantir a segurança do local, “bem como devolvendo à região a tranquilidade e livre circulação para moradores e cidadãos que buscam serviços prestados pela Polícia Federal.”
Desde abril do ano passado, Lula cumpre provisoriamente, na Superintendência da Polícia Federal no Paraná, pena de oito anos, 10 meses e 20 dias por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá (SP).
Deputados
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, recebeu nesta tarde cerca de 100 deputados federais, que foram à Suprema Corte tratar da situação do ex-presidente Lula. “À Justiça cabe decidir de acordo com a Constituição e as leis. Acabou de dar entrada um pedido aqui que será analisado da maneira mais rápida e urgente possível, e penso que ainda hoje haverá alguma decisão. O sentido dessa decisão não sei o que será, mas com certeza haverá uma decisão ainda hoje. Era isso que eu queria dizer”, disse Toffoli ao final do encontro.
O ministro afirmou que foi surpreendido ao receber diversas lideranças partidárias. “Não lembro de ter havido momento desse, de tantos parlamentares e lideranças com visões diferentes da política e da sociedade estando aqui”, disse Toffoli.
A ida dos parlamentares ao STF paralisou a apreciação de destaque da reforma da Previdência no plenário da Câmara.
*Colaborou Felipe Pontes // Texto ampliado às 17h55







