Começam os testes para reerguer viaduto na Marginal
Bruno Bocchini/Agência Brasil

A prefeitura de São Paulo iniciou hoje (1º) testes para reerguer parte do viaduto na Marginal Pinheiros que cedeu cerca de 2 metros no feriado de 15 de novembro. A ação pretende examinar as reações da estrutura quando submetida à força de macacos hidráulicos para colocá-la na posição adequada.
“Não sabemos a reação do viaduto ao esforço de trazê-lo de volta, por isso, estamos sendo muito precavidos, é um teste”, disse o secretário de Infraestrutura e Obras da prefeitura, Vitor Aly. “Vamos começar fazendo um deslocamento mínimo, ver o que acontece e entender como aquela estrutura vai reagir no momento que colocarmos a carga. Nossa preocupação é com a segurança”, acrescentou.
- Globo adota postura rígida e ameaça encerrar contratos com afiliadas que desrespeitarem regras editoriais
- Duas mulheres são presas por suspeita de vender brigadeiros de maconha em megablocos no Ibirapuera
- Policial militar morre após acidente com motorista embriagado na zona leste de São Paulo
- Palmeiras goleia Capivariano e avança à semifinal do Paulista pelo 13º ano seguido
- Motociclista morre após colisão com carreta na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega, em São Vicente
Em razão dos testes, a circulação de trens foi interrompida na Linha 9-Esmeralda entre as estações Villa Lobos-Jaguaré e USP-Cidade Universitária. A ciclofaixa Rio Pinheiros também está bloqueada no trecho. A linha férrea e a a ciclofaixa passam por baixo do viaduto afetado.
Os usuários poderão percorrer o trecho interditado em ônibus gratuitos da prefeitura. Os passageiros serão informados das mudanças por meio de cartazes e avisos sonoros nos trens e estações. Também podem buscar informações na página da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pelo telefone 0800-0550121.
Neste domingo (2), a circulação na Linha 9 também poderá ser alterada, dependendo da avaliação da prefeitura em relação aos testes feitos hoje.
A administração municipal anunciou ainda a implantação de uma ciclofaixa provisória na Rua Costa Carvalho, ligando a ciclovia da Avenida Pedroso de Moraes à Estação Pinheiros. Segundo a prefeitura, a ação foi motivada pelo aumento do uso de bicicletas na região após os problemas no viaduto.







