Clima

Frente fria se afasta, mas São Paulo ainda tem risco de temporais nesta quarta-feira

Massa de ar seco reduz as chuvas nesta quarta-feira (2), mas Vale do Paraíba e Baixada Santista ainda podem registrar temporais isolados

A frente fria que provocou chuva forte e rajadas de vento em São Paulo se afasta do estado nesta quarta-feira (2). Com isso, uma massa de ar seco começa a ganhar espaço e reduz gradualmente as condições para chuva. O tempo, porém, ainda exige atenção em pontos do Vale do Paraíba e da Baixada Santista, onde podem ocorrer temporais isolados.

Frente fria se afasta mas So Paulo ainda tem risco de temporais nesta quarta-feira
Massa de ar seco reduz as chuvas nesta quarta-feira (2), mas Vale do Paraíba e Baixada Santista ainda podem registrar temporais isolados(Governo de São Paulo)

Na capital paulista, o cenário é de melhora ao longo do dia. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) prevê chuviscos e chuva fraca entre a madrugada e a manhã, seguidos pelo afastamento do sistema frontal. Para a cidade, o órgão municipal não prevê novos temporais nesta quarta.

Interior volta a ter tempo mais seco

Com a entrada da massa de ar seco, as temperaturas começam a subir lentamente em áreas do interior. Ao mesmo tempo, a umidade relativa do ar volta a cair e pode se aproximar dos 30% em algumas localidades.

Em Barretos, a previsão estadual indica temperaturas entre 16°C e 28°C. A combinação de aquecimento durante a tarde e redução da umidade marca a mudança em relação ao tempo instável provocado pela passagem da frente fria.

Já no leste paulista, especialmente próximo ao litoral, a umidade permanece maior. Vale do Paraíba e Baixada Santista ainda precisam de atenção para episódios localizados de chuva mais intensa.

Capital terá sensação de frio

Na cidade de São Paulo, a quarta-feira será marcada por temperaturas baixas e pequena amplitude térmica. A previsão estadual trabalha com valores próximos de 12°C a 20°C.

O CGE apresenta números ligeiramente diferentes para a capital: mínima de 13°C e máxima de 19°C, com umidade mínima acima dos 65%. O órgão prevê melhora gradual durante o dia, mas com predomínio de nebulosidade.

O cenário é bem diferente do observado na terça-feira (1º), quando a passagem da frente fria provocou chuva e rajadas de vento. A capital chegou a entrar em estado de atenção para alagamentos durante a noite.

Quinta-feira terá temperaturas mais altas

A tendência é de tempo ainda mais estável na quinta-feira (3). Na capital, a nebulosidade diminui ao longo do dia e o sol volta a aparecer.

Segundo o CGE, os termômetros devem partir de aproximadamente 12°C durante a madrugada e chegar aos 23°C à tarde. A umidade mínima fica em torno de 48%, sem previsão de chuva.

A população deve continuar acompanhando as atualizações meteorológicas, principalmente nas regiões onde ainda existe possibilidade de chuva forte nesta quarta-feira.

Nivaldo Lima

Nivaldo Lima é jornalista com 31 anos de experiência, especializado na cobertura de política, segurança pública, trânsito e cotidiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios