Cotidiano

Rodrigo Bocardi é demitido da TV Globo após quase 26 anos

Emissora afirma que jornalista descumpriu normas éticas. Bastidores apontam para possíveis casos de assédio moral ou conflito de interesses

O jornalista Rodrigo Bocardi foi demitido da TV Globo na noite desta quinta-feira (30), após quase 26 anos na emissora. A decisão foi confirmada por meio de uma nota oficial, na qual a Globo afirmou que o apresentador foi desligado por “descumprir normas éticas do jornalismo da Globo”.

Rodrigo Bocardi é demitido da TV Globo após quase 26 anos
Emissora afirma que jornalista descumpriu normas éticas(Reprodução – Tv Globo)

Trajetória na Globo

Rodrigo Bocardi ingressou na TV Globo em 1999 e, ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos de destaque. Ele atuou como correspondente internacional em Nova York e como repórter e apresentador de vários telejornais, incluindo o Jornal Nacional. Desde 2013, ele comandava o Bom Dia São Paulo, um dos principais programas matutinos da emissora.

Em 2023, Bocardi também foi um dos apresentadores da cobertura do Carnaval de São Paulo, consolidando sua presença como uma das caras mais conhecidas da Globo.

Motivos da Demissão

A Globo não detalhou quais normas éticas teriam sido descumpridas por Bocardi, mas bastidores da emissora apontam para duas possibilidades. Segundo o jornalista Flávio Ricco, a demissão estaria relacionada a casos de assédio moral, que teriam sido reportados ao compliance da empresa. No entanto, ainda não há informações específicas sobre os comportamentos que motivaram as queixas.

Outra hipótese, divulgada pelo portal Metrópoles, sugere que Bocardi estaria envolvido em conflito de interesses. Ele teria atuado na assessoria de comunicação de prefeituras e recebido pagamentos de um partido político, o que violaria as normas éticas da Globo.

Substituição no Bom Dia São Paulo

Com a saída de Bocardi, a jornalista Sabina Simonato assumirá interinamente a apresentação do Bom Dia São Paulo na edição de sexta-feira (31/1). A Globo ainda não anunciou quem será o substituto permanente para o cargo.

Repercussão

A demissão de Rodrigo Bocardi gerou surpresa e repercussão no meio jornalístico. O jornalista era uma figura consolidada na Globo, com uma trajetória marcada por coberturas importantes e participações em programas de grande audiência.

A decisão da emissora reforça a rigidez das normas éticas dentro da empresa, que não hesita em tomar medidas drásticas em casos de descumprimento, independentemente do tempo de casa ou da popularidade do profissional.

Conclusão

A saída de Rodrigo Bocardi da TV Globo marca o fim de uma era para o jornalista, que dedicou quase 26 anos à emissora. Enquanto a Globo mantém sigilo sobre os detalhes do caso, os bastidores sugerem que a demissão está relacionada a violações éticas, como possíveis casos de assédio moral ou conflito de interesses.

Agora, a atenção se volta para quem assumirá o comando do Bom Dia São Paulo e como a Globo lidará com os desdobramentos desse caso, que reforça a importância da ética e da transparência no jornalismo.

16 Comentários

      1. Silvia Regina A Ferreira E você é do tipo maria vai com as outras,mimizenta e hipócrita,aquela ‘deixa a vida me levar que eu vou’

    1. Rogério Ferreira o q “ain”?
      Para agradar seu lado nem precisa vir comentar aqui, fica onde vc escuta o q vc acha q seria bom, mas não é verdade.
      Nesse seu mundo paralelo, ganhou um tapinha nas costas ou nunca foi reconhecido pelo “esforço “?

    2. Rogério Ferreira o q é “ain?
      Achei isso, explique qual dessas opções vc se referiu:
      1 Ain é um departamento francês localizado na região Auvérnia-Ródano-Alpes e tem por capital é a cidade de Bourg-en-Bresse.[1] O departamento deve o seu nome ao rio Ain, afluente do rio Ródano. É neste departamento que se encontra o mais alto cume das montanhas do Jura, o Crêt de la Neige, no País de Gex.
      Wikipedia

      2 Os Atletas Individuais Neutros (AIN) que disputam as Olimpíadas 2024 são os representantes da Rússia e de Belarus. Eles competem com este termo porque o Comitê Olímpico Internacional (COI) proibiu delegações dos dois países, como parte das punições pela guerra contra a Ucrânia, iniciada em 2022.Aug 9, 2024
      https://ge.globo.com
      AIN nas Olimpíadas 2024: veja o que é, medalhas e bandeira

      3 Al Ain Football Club é um clube de futebol da cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos. Fundada em 1968, a equipe é…
      Wikipedia

      1. Jura Mendonça Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
        O ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços – é um imposto de competência estadual. Ele incide sobre a circulação de mercadorias, prestações de serviços de transporte interestadual, ou intermunicipal, de comunicações, de energia elétrica.
        https://www.cofimt.ms.gov.br
        O que é ICMS? – COFIMT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios