Risco país cai e chega ao menor nível em 9 anos
Por Wellton Máximo
- Brasil aposta em tecnologia de RNA mensageiro para liderar produção de vacinas na América LatinaCom apoio da Fiocruz, Butantan e alianças internacionais, governo busca fortalecer capacidade de resposta a futuras pandemias.
- PM à paisana reage a assalto e mata um bandido e fere outro em Taboão da Serra; veja o vídeo!Dupla tentava roubar moto de Policial Militar na Avenida Kizaemon Takeuti, no Pirajussara
- Camarote Pride Nas Alturas promete vista única e shows especiais durante a Parada LGBT+ de São PauloEvento na Avenida Paulista terá open bar, menu assinado por chef e performances de artistas como Danny Bond, Diva Menner e Patrícia Pires
- Congresso cria CPMI para investigar fraudes contra aposentados do INSSComissão mista terá 30 parlamentares e vai apurar esquema de descontos irregulares que afetou milhões de beneficiários
- Corpus Christi: Veja os melhores horários para pegar estrada no feriadão em São PauloEspecialistas e concessionárias esperam mais de 16 milhões de veículos nas estradas; saiba quando pegar a estrada e evitar congestionamentos
Indicador que mede a desconfiança de investidores em determinada economia, o risco país caiu hoje (16) para o menor nível em nove anos. O Credit Default Swap (CDS) de cinco anos do Brasil estava em 100,2 pontos por volta das 17h, mas chegou a bater em 98,2 pontos por volta das 14h, a pontuação mais baixa desde novembro de 2010 (96,9 pontos), quando o país ainda tinha grau de investimento – selo de bom pagador.
O CDS funciona como um termômetro informal da probabilidade de um país dar calote no mercado financeiro global próximos cinco anos. Quanto mais baixo o indicador, maior é a confiança dos investidores internacionais.
Por meio da rede social Twitter, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jorge de Oliveira Francisco, comemorou a redução do risco país. “Risco Brasil chegou a 100 pontos, o menor desde 2012. Na última semana também tivemos a máxima histórica da Bolsa, que fechou cima de 112 mil pontos. Esses números demonstram que o Brasil tem se tornado um país cada vez mais propício para a geração de empregos e o investimento”, escreveu.
Apenas na última semana, o risco país do Brasil caiu 14,43%, principalmente depois que a agência de classificação de risco Standard & Poor’s elevou de estável para positiva a expectativa da nota da dívida pública brasileira . A redução do CDS de países emergentes ganhou impulso após a conclusão da primeira fase das negociações comerciais entre Estados Unidos e China.
O otimismo com o alívio das tensões comerciais entre as duas maiores economias do planeta contribuiu para reduzir o risco país de diversas economias emergentes. Às 17h, o CDS do México estava em 73,91 pontos; e o da Colômbia, em 69,79 pontos. Outros países emergentes, no entanto, estão com risco mais alto que o do Brasil. O CDS da África do Sul estava em 173,68 pontos; e o da Turquia, em 289,03 pontos no mesmo horário.