Justiça

Moraes cobra esclarecimentos do governador do Rio sobre ação que deixou 119 mortos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) agendou audiência para 3 de novembro e exige detalhamento das ações das forças de segurança no episódio que deixou 119 mortos

Nesta quarta‑feira (29), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, preste esclarecimentos detalhados acerca da operação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em pelo menos 119 mortes.

Moraes cobra esclarecimentos do governador do Rio sobre ação que deixou 119 mortos
Operação Contenção, com 119 mortos, será alvo de esclarecimentos formais exigidos pelo STF na ADPF das Favelas(Tomaz Silva – Agência Brasil)

A audiência está marcada para o dia 3 de novembro, em local ainda a ser definido na capital fluminense. No despacho, Moraes exige que o governo estadual apresente um relatório circunstanciado da operação, com informações como o número de agentes envolvidos, mortos, feridos, detidos, o armamento utilizado, além de justificativa formal para o grau de força empregado.

O ministro também exige que sejam informadas as medidas adotadas para assegurar a responsabilidade em caso de abusos ou violações de direitos humanos, o uso de câmeras corporais e em viaturas, a preservação dos locais para perícia e a presença de ambulâncias no momento da operação.

Esse chamamento ocorre no âmbito da ADPF 635, conhecida como “ADPF das Favelas”, na qual o STF já havia imposto ao Rio de Janeiro uma série de medidas para reduzir a letalidade policial e garantir maior transparência nas ações de segurança.

O governo afirma que a operação — denominada “Operação Contenção” — tinha como objetivo conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho na capital fluminense. Já organizações de direitos humanos e movimentos comunitários denunciam o episódio como “chacina” ou “massacre”, apontando indícios de execuções, corpos encontrados em matas e falta de identificação adequada das vítimas.

A convocação de Cláudio Castro por Alexandre de Moraes fortalece o debate público sobre o modelo de atuação das forças policiais no estado do Rio de Janeiro, especialmente em operações de alto risco e letalidade. A forma como serão apresentados os esclarecimentos poderá influenciar decisões futuras sobre intervenções de segurança pública no Brasil.

5 1 voto
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios